Home Futebol Santos tem novo Neymar nas categorias de base: “É impressionante”

Santos tem novo Neymar nas categorias de base: “É impressionante”

Santos tenta evitar publicidade sobre o garoto, o preservando para possíveis problemas futuros; jovem foi registrado na FPF

Por Cido Vieira em 21/10/2022 08:39 - Atualizado há 3 anos

Montagem: Fotos: Arquivo Pessoal - Ivan Storti - Divulgação - Santos

Conhecido por ser um “celeiro” de jovens talentos que despontam para o futebol, o Santos tem em seu “DNA” o perfil de revelar jogadores. Da Vila Belmiro já surgiram diversos nomes que marcaram época no esporte bretão, e outros que ainda atuam em grande nível, enquanto outros estão sendo lapidados para brilharem futuramente.

Um destes casos de prodígio que podem despontar nos próximos anos é o jovem Willamys Neymar, nascido em 2011, quando o seu ídolo Neymar brilhava com as cores do Santos, faturando praticamente o que disputou. A história do garoto foi contada pelo UOL Esporte. Natural de Maceió, o garoto vislumbra com a possibilidade de se destacar no futebol e trilhar passos audaciosos como o craque que atualmente defende as cores do PSG, mas nunca esqueceu o Peixe, seu clube formador.

O novo Neymar iniciou no futebol aos 4 anos e acumula passagens por alguns clubes. A chance, no entanto, demorou a aparecer. Atuando pelo clube Colorado foi que o garoto chamou atenção do olheiro Juliano, que acionou João Rogério Bonfim, conhecido no meio do futebol como Joãozinho, ex-observador da base do Santos.

“O Luciano me avisou que ele era diferente, uma mosca branca. E para melhorar a história, tinha o nome de Neymar. Eu saí da Bahia e fui para Maceió vê-lo. E é impressionante. Eu já vi e revelei muitos talentos, mas ele é acima de todos. O nome não é por acaso”, disse Joãozinho ao UOL Esporte.

Apostando as fichas em Willamys Neymar, Joãozinho levou o atleta e a família para o CT Canarinhos, situado em Santa Rita de Cássia, na Bahia, dando aporte. Em um primeiro momento, o menino de 11 anos chegou desnutrido, mas passou por um processo de ganho de peso e massa muscular, se destacando em campo.

“Minha mãe ficou com medo de sair da nossa cidade, mas o Joãozinho mostrou que eu tinha um futuro brilhante para ser mostrado. Fui para o Canarinho e só tenho de agradecer ao Joãozinho, Luciano e minha treinadora Tânia por acreditarem em mim. Foi ali que meu sonho começou a ser conquistado”, contou o garoto Neymar.

Diante de todo o talento de Willamys e seu bom relacionamento no Santos, Joãozinho sugeriu o garoto ao time da Baixada, e a resposta foi positiva. Não demorou muito para ele ser aprovado. Contudo, para manter todas as despesas os R$ 200 mensais e outros benefícios não seriam suficientes, e Joãozinho acabou acionando Helder de Oliveira, um empresário que complementa a renda.

Publicamente, o Santos evita em falar sobre um novo Neymar nas categorias de base, entendendo que é muito cedo para o menino receba os holofotes e pressão consigo pelo nome que carrega. No entanto, o Peixe já o registrou na Federação Paulista de Futebol (FPF).

Sair da versão mobile