O atacante Gustavo Maia, de 22 anos, será devolvido pelo Internacional ao Barcelona. Ele tem contrato com o clube gaúcho até o fim da atual temporada. O jogador retornará para o time B até que seu futuro seja definido pelo clube catalão.
O Torcedores.com apurou que Gustavo Maia será dispensado após não se adaptar ao Internacional. Apesar de ser considerado um jogador promissor, o jogador não correspondeu às expectativas nas poucas vezes em que atuou com a camisa colorada.
No Internacional, Gustavo Maia entrou em campo somente quatro meses nesses dez meses de empresário. Foi titular apenas uma vez, quando atuou 59 minutos no empate em 1 a 1 com o Guarany de Bagé pelo Campeonato Gaúcho.
A temporada de Gustavo Maia
Jogos: 4
Titular: 1
Reserva utilizado: 3
Gols marcados: 0
Assistências: 0
Minutos em campo: 88
Na ocasião, acabou sendo substituído no segundo tempo dando lugar ao atacante David. Depois disso, Gustavo Maia começou a perder espaço no elenco colorado até ser ‘rebaixado’ para treinar com a equipe sub-23.
A diretoria colorada chegou a colocá-lo numa lista de jogadores ‘negociáveis’ e no meio da temporada chegou a despertar o interesse do Vasco. O atacante tinha conversas avançadas com o clube carioca para disputar a Série B do Campeonato Brasileiro.
No entanto, Gustavo Maia desistiu da transferência porque desejava brigar por seu espaço no Internacional com a chegada de Mano Menezes. Apesar disso, o jogador também não conseguiu se firmar no grupo comandado pelo ex-técnico da seleção brasileira.
Números pelo Internacional (2021 – 2022)
Jogos: 12
Titular: 1
Reserva utilizado: 11
Gols marcados: 1
Assistências: 0
Minutos em campo: 235
Gustavo Maia entrou em campo somente uma vez sob o comando de Mano Menezes, quando teve atuação discreta na vitória do Internacional por 1 a 0 sobre o Santos, no dia 1º de outubro, pela 29ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Depois disso, o atacante não foi mais visto em campo pelo Internacional. Quem acompanha o dia a dia do clube afirma que Gustavo Maia é um jogador que é dedicado e cumpre normalmente sua rotina de treinos.
Entretanto, ele está abaixo tecnicamente da maioria dos jogadores da sua posição como Alemão, David Corrêa e Wanderson. Com isso, Gustavo Maia foi colocado de lado pela comissão técnica na reta final do Brasileirão.
A carreira de Gustavo Maia
2015 – 2020: São Paulo
2021: Barcelona B
2021 – 2022: Internacional
Ainda segundo apurou a reportagem, o Barcelona ainda não se manifestou sobre o retorno do jogador e não há informações se ele ficará no clube até o fim da temporada europeia. Os catalães irão incorporá-lo ao time B até que apareça um interessado em sua contratação.
A prioridade da equipe espanhola é negociar o jogador em definitivo para reaver parte do dinheiro investido em sua contratação. Em julho de 2020, o Barcelona empenhou 4,5 milhões de euros (R$ 27,5 milhões, à época) para tirá-lo do São Paulo.
Apesar de ter chegado no clube com status de grande revelação do futebol sul-americano, Gustavo Maia nunca atuou pela equipe principal. Após seis partidas com a camisa ‘Blaugraná’, ele foi emprestado ao Internacional onde também não brilhou.

