A noite de sexta-feira foi de decisão e amarga para três clubes na Série B, que tiveram seus respectivos rebaixamentos matematicamente sacramentados. Mesmo sem entrarem em campo, Náutico e Brusque foram despromovidos para a terceira divisão do futebol brasileiro. Isto porque, com a vitória da Chapecoense, as duas equipes não conseguem deixar o temido Z4, independente dos resultados nos últimos jogos (Náutico ainda entra em campo na 36ª rodada e os catarinenses já atuaram).
Além da dupla, o resultado de triunfo do Verdão do Oeste por 3 a 2 diante da Tombense, também provocou a queda do Operário-PR. Mas neste caso, o alvinegro paranaense acabou contribuindo, já que entrou em campo nesta sexta-feira e perdeu para o CRB, em Maceió, pelo placar de 2 a 1, e também não reúne mais chances de escapar da degola na Série B.
FLECHADA NA RAÇA!@ChapecoenseReal vira no segundo tempo e vence partida fundamental visando a permanência!#CHAxTOM pic.twitter.com/XBZSMvUv8U
— Brasileirão SportingBet – Série B (@BrasileiraoB) October 22, 2022
Restando duas rodadas para o término da Série B, três times fogem da zona da degola e da queda para Série C do Brasileirão. No momento, o CSA fecha o Z4, com 39 pontos, dois tentos a menos em relação ao Novorizontino, primeiro time fora da degola. A Chapecoense com a vitória chegou aos 42 e respirou. A Tombense, diante da derrota estacionou nos 44 pontos, mas precisa de apenas uma vitória para escapar.
Carta aberta à Nação Alvirrubra: https://t.co/b2FOYglP90 pic.twitter.com/cNtMTG7Esi
— Náutico (@nauticope) October 22, 2022
Após a queda, a diretoria do lanterna da Série B, o Náutico emitiu uma nota se desculpando com os torcedores pela queda e projetou uma remontada na próxima temporada.
“O fim da temporada 2022 foi longe daquilo que nós almejávamos em seu início. Apesar de uma conquista logo na abertura do ano, o retrato da temporada no futebol foi marcado por inúmeros erros e decisões falhas cometidas. O momento exige reflexão de todos que fazem o Náutico. É hora de pensar no que foi feito e no que poderia ter sido feito para evitar que esta temporada, tão promissora, fosse encerrada com o descenso à Série C”, diz um trecho do comunicado do Timbu após o descenso na Série B ter sido consolidado.

