A próxima rodada da Bundesliga será marcada pelo confronto alemão que mais tem chamado a atenção de quem aprecia um bom futebol: a partida entre Borussia Dortmund e Bayern de Munique, o Der Klassiker.
Os embates entre estes times ganharam um novo significado a partir da época em que Jürgen Klopp estava no comando dos aurinegros e os levou a bater de frente com o time bávaro. O ápice do confronto foi a final da UEFA Champions League de 2012/13, quando o termo “Der Klassiker” foi utilizado pela primeira vez.
Se naquela época o confronto era parelho, a tendência atual é favorável ao Bayern. A última vez em que o time de Munique foi derrotado foi na temporada 2018/19, por 3 a 2, ainda quando o Dortmund estava sob o comando de Lucien Favre. Desde então foram sete jogos com sete vitórias do time do Bayern.
O histórico do duelo
O histórico total do confronto também é amplamente favorável ao atual deca-campeão alemão: em jogos válidos pelos torneios alemães, foram 63 vitórias do Bayern, 29 empates e 31 vitórias do Borussia Dortmund. Na Champions, o confronto é perfeitamente equilibrado: três jogos com um empate e uma vitória para cada lado.
A última partida ainda teve um gosto especial para os comandados de Julian Nagelsmann. A vitória por 3 a 1 na Allianz Arena foi exatamente a que garantiu ao Bayern o título da última temporada da Bundesliga – a sua décima consecutiva.
Sequência de jogos
Em relação às formas recentes, ambos patinaram e perderam pontos importantes em jogos contra oponentes mais fracos, mas o Bayern ainda segue em uma melhor fase: nas últimas cinco partidas, foram três vitórias (sendo duas delas contra Inter e Barcelona), um empate (2 a 2 contra o Stuttgart) e uma surpreendente derrota para o Augsburg por 1 a 0.
Já o Dortmund vem de duas vitórias – contra o Copenhagen (3 a 0) e Schalke 04 (1 a 0) e três derrotas, sendo uma depois de uma grande atuação contra o Manchester City (2 a 1) e as outras duas vindas de atuações decepcionantes contra Colônia (3-2) e RB Leipzig (3-0).
Estas atuações, no entanto, deram um tempero extra à partida deste sábado: Bayern e Dortmund estão empatados na terceira e quarta colocação da tabela, com quinze pontos cada. No critério de desempate, o saldo de gols, uma vantagem dos bávaros: 17 gols a favor contra apenas um dos seus rivais.
Os destaques de Borussia e Bayern
Sem poder contar com o capitão Marco Reus, o Borussia Dortmund deposita suas esperanças em Julian Brandt, que já foi responsável por quatro gols na competição, e Jude Bellingham. O jovem inglês não só assumiu a braçadeira com apenas 19 anos como tem colecionado boas atuações pelo seu time, inclusive sendo eleito como o melhor jogador da vitória por 4 a 1 contra o Sevilla nesta semana.
Pelo lado do Bayern, a boa fase de Jamal Musiala tem encantado seus torcedores. Em sete jogos, ele foi responsável por cinco gols e três assistências, se tornando um nome de destaque no clube e praticamente se garantindo no time alemão que irá para a Copa.
Desfalques
Os assuntos envolvendo lesões sempre assombram o Borussia Dortmund e sua torcida, e para a infelicidade dos aurinegros, a lista de desfalques para o jogo é extensa: junto com Marco Reus, Mahmoud Dahoud e Jamie Bynoe-Gittens estão cortados por lesão e Giovanni Reyna é dúvida.
Já no Bayern, Lucas Hernandez é o único desfalque certo. No entanto, Kingsley Coman, Joshua Kimmich e Thomas Müller são dúvidas para a partida.
Prováveis escalações para o Der Klassiker:
Borussia Dortmund: Kobel – Meunier, Süle, Schlotterbeck, Guerreiro – Bellingham (c), Özcan – Adeyemi, Brandt, Malen – Modeste
Bayern: Neuer (c) – Pavard, Upamecano, de Ligt, Davies – Goretzka, Sabitzer – Sane, Musiala, Mane – Gnabry
O pontapé inicial da partida será às 13:30 no Signal Iduna Park diante de seus 81.365 espectadores e será transmitido pelo One Football.

