No dia 18 de dezembro de 2022 os olhos do mundo todo estarão focados no Lusail Stadium, no Catar. Construído para receber a final da Copa, o estádio com capacidade para 80 mil pessoas estará no centro das atenções e se igualará a nomes lendários como Wembley e Maracanã.
Sendo inaugurado em 2021, o estádio possui um design inspirado pela fusão de lampiões e tigelas feitas à mão que eram produzidas pelas civilizações árabes e islâmicas ao longo de sua história.
O estádio foi feito para manter os maiores índices de sustentabilidade possíveis, com captação de energia solar, utilização de água de reuso para a irrigação das plantas ao seu redor e com um tipo de construção desenvolvido especificamente para a conservação de 40% mais água do que um estádio convencional.
A sustentabilidade do Lusail
A climatização também foi feita de forma sustentável: o Lusail Stadium conta com um material chamado Politetrafluoretileno, que o protege de ventos quentes, o mantém livre dos grãos de areia carregados pelos fluxos de ar e ainda permite que o gramado seja banhado por luz suficiente enquanto gera uma sombra que reduz a necessidade da climatização.
Após a copa, parte das instalações utilizadas serão removidas e redirecionadas para reutilização ou doação, e o estádio se tornará um espaço comunitário composto por escolas, lojas, cafeterias, instalações esportivas e escolas.
O estádio que receberá Brasil, Messi e Cristiano Ronaldo
Além da final, o estádio receberá pelo menos dois jogos da seleção brasileira, dois da seleção da Argentina e um de Portugal, se tornando uma das principais sedes da Copa para quem procura assistir os melhores do mundo em ação.
As partidas disputadas serão:
22/11 – Grupo C: Argentina x Arábia Saudita
24/11 – Grupo G: Brasil x Sérvia
26/11 – Grupo C: Argentina x México
28/11 – Grupo H: Portugal x Uruguai
30/11 – Grupo C: Arábia Saudita x México
02/12 – Grupo G: Camarões x Brasil
05/12 – Oitavas de Final: 1H x 2G
09/12 – Quartas de Final: W49 x W50
13/12 – Semifinal: W57 x W58
18/12 – Final

