A Ucrânia está em guerra contra a Rússia desde o final de fevereiro deste ano, quando viu seu território ser invadido. O confronto bélico trouxe inúmeros desdobramentos para o mundo, e o futebol não passou ileso. A Fifa e a Uefa aplicaram diversas punições aos russos e criaram algumas sanções para ajudar os atletas dos campeonatos locais.
Em meio ao cenário de guerra, o povo ucraniano pode ter uma notícia para celebrar. Em entrevista coletiva na sede da Uefa, na Suíça, nesta quarta-feira (05), os presidentes das Federações de Portugal e Espanha confirmaram a entrada da Ucrânia na candidatura conjunta para receber a Copa do Mundo de 2030. Estiveram presentes Luis Rubiales e Fernando Gomes (mandatários das federações ibéricas) e Nikolay Pavlov, da nação do leste europeu.
A solicitação de Portugal e Espanha havia sido oficializada no ano passado. Agora, ganharam o “reforço” para a disputa contra Grécia, Egito e Arábia Saudita e também da América do Sul, com Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai. Vale lembrar que a Fifa oficializará a sede da Copa de 2030 apenas em 2024. A edição de 2026 será realizada no México, Canadá e Estados Unidos.
No dia 20 de novembro, a corrida pela Taça do Mundo 2022 começa no Catar. Às 13h, os donos da casa enfrentam o Equador. A grande final está marcada para 18 de dezembro, às 12h.

