Nesta segunda (17), Neymar começou a ser julgado em Barcelona, na Espanha, por suposto desvio de dinheiro na transferência para o Barcelona em 2013.
O ex-goleiro espanhol Zubizarreta, ouvido como testemunha no primeiro dia de audiência, foi a primeira testemunha do caso. Ele era diretor esportivo do Barcelona na época em que houve o acordo entre Santos e Barça.
O presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, também marcará presença nesta terça (18), desde que não haja nenhuma alteração no cronograma do julgamento.
O dirigente espanhol já era presidente do Real na época e prestará depoimento graças à indicação do Grupo DIS, que move o processo contra Neymar.
O clube madrilenho supostamente fez uma proposta superior à dos catalães pela aquisição do craque brasileiro.
Também serão prestarão esclarecimentos nesta terça os empresários André Cury e Wagner Ribeiro.
Entenda o julgamento de Neymar
Neymar está sendo julgado por suposto crime de fraude e corrupção na transferência envolvendo Santos e Barcelona em 2013.
Segundo a DIS, que possuía 40% dos direitos do craque, a empresa não teria recebido o valor correto que lhe cabia no negócio. Assim, a DIS alega que houve ocultação de valores.
São acusados no processo, além de Neymar: seus pais, Neymar Santos e Nadine Santos; o Barcelona e seus ex-presidentes, Sandro Rosell e Josep Maria Bartomeu, além do Santos e seu ex-presidente Odílio Rodrigues.
Todos negam as acusações.
Primeiramente, o atleta perdeu um recurso para o processo na Suprema Corte espanhola em 2017. Nesse sentido, o julgamento imediatamente avançou, chegando ao estágio atual.
Neymar pode ser preso?
Caso condenado, o jogador do Paris Saint-Germain e da Seleção Brasileira pode pegar até cinco anos de prisão, o que o impediria de atuar, porém o processo tende a se arrastar por um longo período.
Ao passo que as notícias sobre o julgamento ganhavam força, Neymar, em sua conta oficial no Instagram publicou uma passagem religiosa.
De acordo com a postagem, o craque confia no ”apoio divino” para não ”temer” as consequências judiciais do caso.

Neymar julgado, enquanto rolava o Ballon d’Or
Nesta segunda, o mundo do futebol voltou suas atenções para a maior premiação do futebol.
Contudo, Neymar, um dos principais jogadores do planeta sentava no banco dos reús enquanto Benzema faturava sua primeira bola de ouro.
Analogamente ao julgamento, Neymar é esperado pelo PSG para entrar em campo nesta sexta (21), quando seu time joga pelo Campeonato Francês contra o Ajaccio, fora de casa, pela 12ª rodada.
O PSG lidera a liga nacional com 29 pontos, três a mais que o segundo colocado, Lorient. O duelo entre os times será daqui há duas rodadas.
Diferentemente do Lorient, o Ajaccio briga para não cair no Campeonato Francês, já que ocupa a 18ª colocação com apenas oito pontos.
Com o gol marcado na última rodada, Neymar virou o artilheiro da Ligue 1 com 9 gols marcados. O brasileiro está empatado com o canadense Jonathan David do Lille.
Porém, o camisa 10 do PSG tem 7 assistências até aqui, o que o consolida como o melhor jogador da competição até o momento.

