O Volta Redonda conquistou neste sábado (15) o pentacampeonato da Copa Rio. É o clube que mais vezes venceu a competição. O time comandado por Rogério Corrêa empatou por 1 a 1 com a Portuguesa no Estádio Luso Brasileiro, pelo segundo jogo da final.
No agregado, o Esquadrão de Aço fez 4 a 1 e sagrou-se campeão de forma invicta do torneio. O atacante Lelê, um dos destaques do time no torneio, marcou o gol do Volta Redonda e Douglas Skilo anotou para a Lusa Carioca.
O jogo
Precisando desfazer a vantagem do Volta Redonda, a Portuguesa iniciou a partida criando as melhores oportunidades e abriu o placar aos seis minutos com Douglas Skilo. Apesar disso, os donos da casa ficaram em desvantagem numérica ainda no primeiro tempo.
Aos 15 minutos, Emerson Carioca recebeu cartão vermelho direto, após dar uma cotovelada no zagueiro Iran em uma disputa de bola que não oferecia perigo ao time rubro-verde. Com um jogador a menos, a Portuguesa passou a ser dominada pela equipe visitante.
Maiores campões da Copa Rio
Volta Redonda: 5 (1994, 1995, 1999, 2007 e 2022)
Portuguesa: 2 (2000 e 2016)
Resende: (2014 e 2015)
Tigres do Brasil: 2 (2005 e 2009)
Vasco da Gama: 2 (1992 e 1993)
Nova Iguaçu: 2 (2008 e 2012)
Com isso, o Volta Redonda passou a atacar mais e quase chegou ao empate em cobrança de falta de Pedrinho, que George fez grande defesa. O goleiro, aliás, fez outras quatro defesas importantes no fim da primeira etapa.
Na volta do intervalo, o jogo seguiu movimentado. O Volta Redonda quase marcou novamente em cobrança de falta de Pedrinho, que parou mais uma vez em grande defesa de George. Já a Portuguesa respondeu com Rafael Pernão, ex-Fluminense, que finalizou com muito perigo.
O calendário do Volta Redonda em 2023
Campeonato Carioca
Copa Rio
Copa do Brasil
Série C do Campeonato Brasileiro
O Voltaço chegou ao empate aos 15 minutos com o atacante Lelê, que bateu colocado para marcar o seu 16° gol na temporada. O segundo do time tricolor quase saiu aos 38 minutos com Bruno Santos, mas George fez outra boa defesa.
Fim de jogo no Luso Brasileiro: Portuguesa 1 x 1 Volta Redonda. Em 2023, o time no Sul-Fluminense irá disputar a Copa do Brasil. Já a Lusa irá representar o futebol carioca na Série D do Campeonato Brasileiro.
“Esse título veio para coroar o trabalho da diretoria, jogadores e comissão técnica após um segundo semestre cheio. É muito importante ter o calendário cheio para o ano que vem. O clube, agora, terá mais orçamento para atrair jogadores de qualidade para brigarmos pelos títulos em 2023”, disse o técnico Rogério Corrêa.
O título regional carimbou o passaporte do Volta Redonda para a disputa da Copa do Brasil. Será a segunda competição nacional que o clube terá na próxima temporada. A outra é a Série C do Campeonato Brasileiro.
“Esse título é muito importante porque nos coloca novamente na Copa do Brasil. Agora, vamos nos preparar para voltarmos mais fortes no próximo ano, onde iremos jogar mais uma vez a Série C do Campeonato Brasileiro que nesta temporada bateu na trave”, disse o presidente Flávio Horta.
Ficha do jogo
Volta Redonda: Vinícius Dias; Iury, Iran, Thomas Kayck e Luiz Paulo (Ailton); Bruno Barra, Henrique Silva (Bruno Gallo) e Caio Vitor (Luciano Naninho); Matheus Alessandro (Igor Bolt), Pedrinho (Bruno Santos) e Lelê. Técnico: Rogério Corrêa.
Gols: Douglas Skilo (POR); Lelê (VRE)
Cartão amarelo: João Paulo e Marcão (POR); Henrique (VRE)
Cartão vermelho: Emerson Carioca (POR)
Público presente: 1.600 (1.500 pagante)
Renda: R$ 15.370,00

