De férias, o técnico Abel Ferreira, do Palmeiras, participou neste domingo (20) do evento “Thinking Football Summit”, que aconteceu em Portugal. Com a participação via videoconferência, o comandante do Verdão falou sobre sua experiencia no futebol brasileiro. Desde novembro de 2020 no Brasil, o treinador soma seis títulos, incluindo duas Libertadores e o atual Campeonato Brasileiro, por exemplo.
Durante a palestra, ao falar sobre os “Pilares de trabalho, gestão e liderança”, Abel Ferreira revelou os 11 mandamentos que adotou no comando do Palmeiras. Entre eles, por exemplo, um dos mais famosos: “todos somos um”.
“Por norma, em cada clube arranjo uma palavra que nos guia. Todos somos um. Ficou evidente dentro do clube e chegou aos torcedores também. Mas nunca pensei que tivesse tanto impacto”, disse Abel Ferreira ao explicar a frase.
A ‘fundação principal’ do Palmeiras, entretanto, é o mandamento onde Abel deixa claro que ‘a estrela é a equipe’. “É uma frase corriqueira, mas os jogadores entendem muito bem. É fundamental os jogadores entenderem o que significa isto no seio de um grupo de trabalho. Este código de honra é partilhado com os meus capitães. Ser capitão traz muitos benefícios, mas também muitas responsabilidades”, disse o português.
O mandamento sagrado de Abel Ferreira é o primeiro: Respeito, união e competitividade. “Os jogadores não têm de ser amigos, mas o respeito entre eles têm de existir. Esta união de que falo tem que ver com o treinador, mas também com as lideranças do próprio clube. Os capitães têm a responsabilidade de unir e de guiar o grupo de trabalho. Felizmente, temos, no Palmeiras, líderes de grande caráter e de grande personalidade. A competitividade interna é fundamental para conseguir competitivo contra os teus rivais”, explicou.
Polêmica com jornalista vira exemplo:
Entre os mandamentos que usa no comando do Palmeiras, está o “fazer o certo nunca é errado”. Ao explicar, Abel Ferreira relembrou a polêmica com o repórter Guilherme Gonçalves, após a vitória sobre o Botafogo, no Nilton Santos.
“Vou dar um exemplo já que estamos a falar de jornalismo. No final de um jogo, não entendi uma pergunta de um jornalista e dei-lhe uma resposta agressiva e até arrogante. Depois de ter revisto a pergunta e a minha resposta, decidi fazer uma videochamada e pedir desculpa ao jornalista. Muitos disseram-me que não tinha de pedir desculpa, mas senti que fazer o certo nunca é errado. Ele fez uma pergunta normal e eu não a soube interpretar. Certamente eu não deveria ter falado como falei”, disse Abel ao explicar o terceiro mandamento do Palmeiras.
Confira os 11 mandamentos de Abel Ferreira no Palmeiras:
1º – Respeito, união e competitividade
2º – Ataque é criatividade, defesa é organização
3º – Fazer o certo nunca é errado
4º – A alma da equipe é o altruísmo
5º – Ser a nossa melhor versão
6º – A estrela é a equipe
7º – Renúncias e sacrifícios
8º – Gosto pelo treino e amor pelo jogo
9º – Todos somos um
10º – A vitória é uma espada
11º – Acreditar sem ver
Abel Ferreira participou do evento "Thinking Football Summit", organizado pela Liga Portuguesa
E nesse evento apresentou os 11 mandamentos dele no Palmeiras
📷Maisfutebol
— INFOS Palestra ⓟ 🐷💚 🇮🇹 (@Infos_palestra) November 20, 2022

