Home Futebol Além de Weverton, saiba quais outros jogadores com passagens pelo Remo disputaram Copa do Mundo

Além de Weverton, saiba quais outros jogadores com passagens pelo Remo disputaram Copa do Mundo

Goleiro do Palmeiras fez seu primeiro jogo como profissional pelo Leão Azulino, em 2007, emprestado pelo Corinthians

Marco Maciel
Sou jornalista, formado pela PUCRS em 2007. Trabalhei na web rádio Voz do Futebol. Também fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade). Edito o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Entrei no time do Torcedores.com em maio de 2022 e escrevo para o site NasPistas.com desde maio de 2023.

O Clube do Remo parabenizou em suas redes sociais o goleiro Weverton. Convocado pela primeira vez para uma Copa do Mundo, o arqueiro de 34 anos foi formado na base do Corinthians. Contudo, sem ser utilizado na equipe profissional do Timão, o atual titular do Palmeiras foi emprestado para o time paraense em 2007, onde realizou seu primeiro jogo como jogador profissional.

PUBLICIDADE

Assim, o Leão Azulino homenageou o atleta. “O goleiro Weverton, do Palmeiras, que estreou na carreira pelo Clube do Remo, foi convocado para a Seleção Brasileira na Copa do Mundo no Catar. Desejamos boa sorte e saudações azulinas, Weverton!”, escreveu o perfil oficial do Remo nas redes sociais.

Na época, Weverton tinha 19 anos e foi contratado pelo Remo para ser terceira opção no gol azulino. Na época, o titular era Adriano Paredão e o experiente e renomado Danrlei, ex-Grêmio, também tinha sido adquirido para defender o Leão Azulino no Brasileirão Série B de 2007. Mas a equipe paraense seria rebaixada naquele campeonato. O jovem Weverton fez apenas uma partida pelo Remo, no empate em 3 a 3 com o Gama no Mangueirão em 23 de junho daquele ano. Assim, foi o primeiro jogo do arqueiro como profissional.

Nelinho, Edson Boaro, Paulo Victor e Giovanni disputaram Copa do Mundo

Além de Weverton, o Clube do Remo teve mais jogadores com passagens pela equipe que disputariam Copas do Mundo. Aliás, atuações que costumam ser pouco lembradas pelos torcedores. Por exemplo, Nelinho. O lateral-direito que jogou os Mundiais de 1974 e 1978 jogou o Campeonato Brasileiro de 1972 pelo time paraense, aos 22 anos. Ainda assim, foi reserva de Aranha, que receberia a Bola de Prata como o melhor da posição naquela competição pela revista Placar. Contudo, seria contratado pelo Cruzeiro no ano seguinte, como uma forma de resposta ao arquirrival Atlético-MG, que trouxe Aranha.

Outro lateral-direito que atuou no Baenão com a Copa do Mundo no currículo foi Edson Boaro. Titular nos primeiros jogos do Mundial de 1986 no México, o atleta faria parte do elenco do Remo que disputou a fase semifinal do Brasileirão Série A em 1993, terminando em sétimo lugar. Anteriormente, havia defendido o maior rival Paysandu. Aliás, outro que disputou o Mundial de 1986 foi o goleiro Paulo Victor. Reserva de Carlos em terras mexicanas, o arqueiro nascido em Belém do Pará jogou no Remo em 1992 e também atuaria no Papão da Curuzu no ano seguinte.

Por fim, a controversa passagem de Giovanni pelo Remo até hoje é muito lembrada pelos paraenses. Titular na equipe que fez a bela campanha em 1993 no Brasileirão Série A, o futuro meia de Santos e Barcelona, natural da cidade paraense de Abaetetuba, era criticado pelos torcedores azulinos. Tanto que o atleta, pelas dificuldades em se comunicar, proporcionou a seguinte pergunta em tom de piada pelos remistas: “o Giovanni é lento porque é gago ou é gago porque é lento?”. Dois anos depois, o camisa 10 estouraria no Peixe e disputaria a partida de estreia da seleção brasileira contra a Escócia na Copa do Mundo 1998.

PUBLICIDADE