Na manhã desta quarta (23), Alemanha e Japão disputaram a primeira partida do Grupo E da Copa do Mundo no estádio Khalifa International.
Até o apito inicial da partida de hoje, Alemanha e Japão haviam se enfrentado apenas duas vezes na história, em dois amistosos. No primeiro, em 2004, vitória por 3 a 0 dos alemães e no mais recente, em 2006, empate por 2 a 2. Os times nunca haviam se enfrentado em Copas do Mundo.
Antes do jogo começar, muito se falava sobre a possibilidade de Manuel Neuer utilizar a braçadeira de capitão contendo a mensagem de protesto “One Love”. Diante da ameaça de cartão amarelo imposta pela FIFA, a federação alemã recuou, mas não deixou de protestar durante a foto oficial.
O primeiro tempo do jogo foi marcado pelo total domínio alemão, que reteve a bola por mais de 70% do tempo e bombardeou a defesa japonesa com suas frequentes finalizações. O segundo foi marcado pela coragem do time japonês, que se lançou ao ataque e virou a partida para cima dos, até então, favoritos.
Alemanha toma conta do jogo
A Alemanha começou a partida exercendo seu tradicional estilo de posse de bola e deu ao Japão a chance de mostrar a sua estratégia de jogo logo aos 8′. Após pressão no meio campo, os Samurais Azuis recuperaram a bola e com poucos toques, acionaram Daizen Maeda na frente. O atacante marcou, mas estava impedido e teve seu gol anulado.
O time alemão seguiu pressionando o Japão e aos 28′, já mantinha 75% de posse de bola e finalizava com muito perigo, focando suas ações ofensivas pela esquerda e pelo meio. Em uma das melhores chances, Joshua Kimmich chutou de longe e obrigou Shuichi Gonda a fazer uma ótima defesa.
Aos 32′, em meio à pressão alemã, o goleiro Gonda saiu de forma espalhafatosa e cometeu pênalti no lateral esquerdo David Raum. Na cobrança, o meia Ilkay Gündogan cobrou e abriu o placar para a Alemanha, fazendo o primeiro gol do dia. 1 a 0. Foi o sétimo gol de pênalti dele pela seleção.
A Mannschaft tomou conta das ações do jogo e só não foi para o intervalo com uma vantagem ainda maior porque Kai Havertz marcou em impedimento já nos acréscimos. A Alemanha teve 72% de posse de bola e chegou a um total de 13 finalizações, sendo quatro em direção ao alvo. Já o Japão teve apenas um chute ao gol, mas errou o alvo.
Japão surpreende e Asano consagra técnico
O segundo tempo começou com a posse de bola um pouco mais equilibrada, mas com a Alemanha ainda levando mais perigo. Com apenas alguns minutos no relógio, Jamal Musiala fez uma ótima jogada individual e só não ampliou a vantagem alemã porque finalizou muito para cima.
Aos 59′ os tetracampeões quase marcaram seu segundo novamente. O time fez ótima troca de passes pela esquerda e acionou Gündogan, que finalizou de fora e acertou a trave. Do outro lado, o Japão começou a subir mais e quase marcou em um contra-ataque puxado por Asano e finalização de Mitoma.
Um pouco depois, aos 70′, a Alemanha engatou mais uma sequência de finalizações e viu um verdadeiro paredão se erguer entre seu ataque e o gol quando Gonda emendou quatro boas defesas e operou um milagre para impedir o segundo gol. No lance seguinte quase veio o empate japonês após um chute que apenas não entrou porque Manuel Neuer impediu.
Aos 75′ , a máxima de “quem não faz, toma” se fez valer e o Japão chegou ao empate. Em boa jogada pela esquerda, os japoneses acionaram seu ataque pelo meio e, no rebote, Ritsu Doan, que havia entrado fazia apenas quatro minutos, fez 1 a 1.
Nos 83′ o improvável aconteceu: Takuma Asano, que havia entrado durante o segundo tempo e coordenado a reação japonesa, recebeu ótimo lançamento pela direita, ganhou de Schlotterbeck na corrida e finalizou sem chances para Manuel Neuer, virando o jogo para a seleção japonesa e dando números finais ao jogo. 2 a 1. Foi a primeira vez na história que o Japão venceu uma partida de virada.
Ficha técnica
Alemanha x Japão
Data: 23/11/2022, 07:00
Estádio: Khalifa International
Gols: 33′ – Gündogan (ALE), 75′ – Doan (JAP), 83′ – Asano (JAP)
Substituições – ALE: 66′ Goretzka e Hofmann (Gündogan e Müller), 79′ Füllkrug e Götze (Havertz e Musiala), 90′ Moukoko (Gnabry)
Substituições – JAP: 46′ Tomiyasu (Kubo), 57′ Mitoma e Asano (Nagatomo, Maeda), 71′ Doan (Tanaka), 74′ Minamino (Sakai)
Alemanha (4-2-3-1): Neuer (c) – Raum, Schlotterbeck, Rüdiger, Süle – Gündogan, Kimmich – Musiala, Müller, Gnabry – Havertz.
Técnico: Hansi Flick.
Japão (4-2-3-1): Gonda – Sakai, Itakura, Yoshida (c), Nagatomo – Endo, Tanaka – Ito, Kamada, Kubo – Maeda.
Técnico: Hajime Moriyasu.

