Home Futebol Arábia Saudita dá show de tática e vence Argentina de virada na estreia da Copa do Mundo 2022

Arábia Saudita dá show de tática e vence Argentina de virada na estreia da Copa do Mundo 2022

Árabes fizeram dois gols em dez minutos e contaram com grande atuação de seu goleiro para estrear com vitória

Fernando Lourenço
Nascido em 1989, tive como minha primeira grande experiência com futebol a Copa de 1994 e isso fez com que a minha paixão pelas seleções e pelo esporte jogado lá fora começasse desde cedo. Mesmo sendo formado em Comércio Internacional e me especializado em Marketing, nunca deixei de respirar e acompanhar de perto os detalhes do mundo esportivo e sempre nutri o sonho de conseguir fazer parte dele de alguma forma - seja escrevendo, cobrindo ou até mesmo colecionando camisas de time.

Na manhã desta terça (22), Argentina e Arábia Saudita disputaram a primeira partida do Grupo C da Copa do Mundo no estádio Lusail.

PUBLICIDADE

O histórico da partida é curto, mas favorável para a albiceleste: foram quatro jogos disputados, com duas vitórias argentinas e dois empates. Em gols marcados, boa vantagem para a Argentina: foram seis à favor e apenas dois contra. Esta foi o primeiro jogo entre as duas seleções por Copas do Mundo.

A partida foi surpreendente. No primeiro tempo a Argentina dominou e apenas não foi ao intervalo com uma ampla vantagem por conta da afiada linha de impedimento da Arábia Saudita. No segundo, os árabes buscaram a virada em dez minutos e seguraram a pressão exercida pelos argentinos para conquistar uma vitória histórica.

PUBLICIDADE

Argentina marca quatro, mas só um é válido

A Argentina iniciou a partida pressionando a seleção árabe e logo aos 2’ quase abriu o placar após boa finalização de Lionel Messi, que obrigou o goleiro Al-Owais a fazer boa defesa. Já a Arábia pareceu sentir o peso da partida contra uma das favoritas e começou a abusar das faltas desde cedo.

Aos 10’, Leandro Paredes sofreu pênalti após uma cobrança de bola parada e Messi converteu, abrindo o placar para a Argentina e se tornando mais um jogador do seleto grupo que marcou em quatro Copas do Mundo. 1 a 0.

A seleção argentina seguiu muito superior à da Arábia Saudita, que contou com sua linha de impedimento para conter as jogadas de ataque dos bicampeões. Até os 25’, eles já haviam conseguido anular quatro subidas ofensivas dos argentinos – uma delas que havia inclusive terminado em gol de Lionel Messi, que foi anulado.

Aos 27’, Lautaro Martinez recebeu ótimo passe de Papu Gómez ao passar entre a defesa da Arábia Saudita e, com um lindo toque por cobertura, marcou o segundo gol da Argentina. No entanto, após interferência do VAR, teve seu gol anulado por impedimento. Aos 34’, a situação se repetiu: outro gol de Lautaro Martinez anulado por posicionamento irregular.

PUBLICIDADE

Apesar de ter conseguido anular as subidas argentinas com sua boa linha de impedimentos, a Arábia Saudita não fez grandes coisas durante o primeiro tempo. A Argentina teve controle total do jogo, com 54% de posse de bola (contra 28% da Arábia e 18% em disputa), cinco finalizações e 250 passes (88% de aproveitamento) contra apenas 120 dos árabes.

Já os impedimentos, que marcaram os comentários do primeiro tempo, foram sete.

Virada e disciplina tática da Arábia Saudita

O segundo tempo começou de forma muito semelhante ao término do primeiro, com uma jogada de ataque anulada por impedimento, e o ritmo parecia que se seguiria o mesmo. No entanto, após erro de domínio de Messi ainda no campo de ataque, a Arábia Saudita conseguiu criar uma boa jogada de ataque em velocidade e empatou a partida em sua primeira finalização com Saleh Al-Shehri. 1 a 1.

A Argentina pareceu sentir bastante o empate, que por sua vez, foi motivada pela igualdade no placar e se manteve no ataque. Aos 53′, Salem Al-Shehri fez ótima jogada pela esquerda e, com uma finalização magistral, virou para os árabes, fazendo 2 a 1.

PUBLICIDADE

A seleção da Argentina sentiu a virada e ficou claramente tensa após o segundo gol árabe, precisando de alguns minutos para se recompor. Aos 63′ os argentinos enfim voltaram a subir mais ao ataque e quase chegaram ao empate, mas Al-Owais fez mais uma boa defesa e impediu o segundo gol.

Na tentativa de não iniciar a Copa do Mundo com derrota, a Argentina seguiu retendo a maior posse de bola e trocando passes atrás da linha de meio de campo na tentativa de criar uma jogada de perigo, mas sempre esbarravam na boa formação dos árabes, que atuaram com muita disciplina e mantiveram seu posicionamento e marcação afiados. Fisicamente, as águias sauditas também eram melhores e venciam a maioria das disputas de bola com a Argentina.

Nos momentos em que a Argentina enfim conseguia chegar, parava nas defesas do bom goleiro Mohammed Al-Owais. Até os 87′ de jogo, o camisa um da seleção da Arábia já havia feito quatro boas defesas para garantir a vantagem de sua seleção.

A seleção capitaneada por Lionel Messi seguiu pressionado a Arábia, mas sem conseguir atacar. Os árabes seguiam muito fechados em sua defesa e com uma marcação física muito intensa, contendo qualquer ataque argentino. Em um dos últimos lances do jogo, Julian Álvarez ainda conseguiu uma finalização com um bom cabeceio, mas novamente Al-Owais fez boa defesa e assegurou a posse de bola para os árabes.

PUBLICIDADE

A partida ainda teve mais treze minutos de acréscimo por conta da contusão de Al-Shahrani, mas nem isso foi suficiente para que a Argentina chegasse no empate e o placar final foi de 2 a 1 para a Arábia Saudita, que venceu com dois gols em apenas duas finalizações no alvo.

Ficha técnica

Argentina x Arábia Saudita

Data: 22/11/2022, 07:00

Estádio: Lusail

PUBLICIDADE

Gols: 10’ Messi (ARG), 48′ Al-Shehri (ARA), 53′ Al-Dawsari (ARA)

Substituições – ARG: 59′ Martinez, Álvarez, Fernandéz (Romero, Gómez, Paredes), 70′ Acuña (Tagliafico)

Substituições – ARA: 45’+4 Al-Abed (Al-Faraj), 78′ Al-Ghannam (Al-Shehri), 88′ Al-Abed (Al-Amri), 89′ Albirakian (Asiri), 90+8′ Al-Burayk (Al-Shahrani)

Argentina (4-2-3-1): Martinez – Tagliafico, Otamendi, Romero, Molina – Paredes, de Paul – Gómez, Messi (c), Di Maria – Martinez
Técnico: Lionel Scaloni

PUBLICIDADE

Arábia Saudita (4-4-1-1): Al-Owais – Abdulhamid, Al Tambakti, Al-Boleahi, Al-Shahrani – Al-Shehri, Kanno, Al Malki, Al-Dawsari – Al-Faraj (c) – Al-Buraikan
Técnico: Hervè Renard