| CAP | 3-0 | BOT |
|---|
Em duelo direto por vaga na próxima Conmebol Libertadores na Arena da Baixada, o Athletico Paranaense superou o Botafogo por 3 a 0 na 38ª rodada do Brasileirão Série A, garantindo vaga para a fase de grupos da competição continental.
Os gols do Furacão foram marcados no segundo tempo. Adryelson marcou contra no início da etapa complementar, e Vitor Roque interrompeu a sequência negativa de jogos sem marcar para garantir a vitória. Nos acréscimos, Erick marcou um golaço e saramentou a goleada.
Com os resultados da rodada, o Athletico Paranaense chegou a 58 pontos e fechou o Brasileirão em 6º lugar, conseguindo vaga para a fase de grupos da Libertadores. Do outro lado, o Botafogo fechou o campeonato com 53 pontos, apenas na 11ª colocação, e jogará a Copa Sul-Americana.
Nos primeiros 20 minutos, a equipe carioca comandada pelo técnico Luís Castro conseguiu pressionar o adversário paranaense mesmo atuando fora de casa.
Apostando principalmente no lado esquerdo, Marçal, Jeffinho e Tiquinho Soares acumularam chances reais de gol e assustaram o goleiro Bento no primeiro tempo.
No entanto, o Athletico Paranaense foi ajustado pelo técnico Felipão na sequência da etapa inicial, iniciando um período total de domínio diante do Botafogo com Terans tornando-se a principal referência ofensiva.
O uruguaio encaixou uma bola na trave na melhor oportunidade do Furacão durante a etapa inicial. Vitor Roque, Alex Santana e Vitinho também levaram perigo nas finalizações.
Botafogo voltou ainda pior no segundo tempo e Athletico aproveitou as oportunidades
O Botafogo voltou completamente atordoado para o segundo tempo e o Furacão precisou de apenas cinco minutos para abrir o placar. Após cobrança de escanteio, Erick subiu com liberdade na pequena área. Perri espalmou, mas a bola bateu em Adryelson, em gol contra do alvinegro carioca.
Na tentativa de resposta após passe espetacular de Tiquinho Soares, o jovem atacante Jeffinho invadiu a grande área e desperdiçou a oportunidade com chute muito fraco.
Luís Castro tentou apostar em Victor Sá e Matheus Nascimento após gol anulado de Vitor Roque em confusão total na saída do Botafogo. Contudo, aos 16 minutos, o Athletico conseguiu o segundo gol com Terans limpando a defesa para acionar Vitor Roque, chutando rasteiro e concluindo na medida.
Após a vantagem de dois gols, o Athletico Paranaense recuou e apostou nos contra-ataques. Nesta reta final, o Botafogo teve sua melhor chance no jogo aos 31′. Marçal cobrou falta na área e Adryelson finalizou no canto, mas Bento se esticou e fez uma incrível defesa para evitar o gol do alvinegro.
Nos acréscimos, na penúltima chance de gol na partida, Canobbio quase marcou um golaço ao invadir a área e limpar a marcação, mas Lucas Perri fez uma ótima defesa. Porém, aos 49′, Erick driblou os marcadores na área e chutou firme no ângulo esquerdo, definindo a goleada do Athletico com um golaço.

