Home Futebol Austrália supera ineficiente Dinamarca e avança na Copa do Mundo 2022

Austrália supera ineficiente Dinamarca e avança na Copa do Mundo 2022

Australianos não passavam da fase de grupos desde a Copa do Mundo de 2006, disputada na Alemanha

Fernando Lourenço
Nascido em 1989, tive como minha primeira grande experiência com futebol a Copa de 1994 e isso fez com que a minha paixão pelas seleções e pelo esporte jogado lá fora começasse desde cedo. Mesmo sendo formado em Comércio Internacional e me especializado em Marketing, nunca deixei de respirar e acompanhar de perto os detalhes do mundo esportivo e sempre nutri o sonho de conseguir fazer parte dele de alguma forma - seja escrevendo, cobrindo ou até mesmo colecionando camisas de time.

O histórico do confronto é curto, com apenas quatro partidas disputadas até aqui. A Dinamarca venceu duas, a Austrália uma e a outra, jogada na Copa do Mundo 2018, terminou empatada por 1 a 1.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dinamarca ataca, mas não asssusta

Precisando da vitória para avançar às oitavas, a seleção da Dinamarca ditou as ações do início do primeiro tempo, dominando o ataque e subindo pelas pontas. Nos primeiros 25′ de jogo, a seleção dinamarquesa tinha 62% de posse de bola e havia finalizado quatro vezes, com Skov Olsen, Jensen e Lindstrøm.

A Austrália se postava de forma mais defensiva e explorava os erros de passe da Dinamarca no ataque para contra-atacar, mas também não conseguia levar perigo quando se aproximava da área defensiva dos dinamarqueses. Os jogadores australianos acertaram o alvo em três ocasiões durante o primeiro tempo, mas não assustaram e tiveram um índice de expectativas de gol (xG) de apenas 0,15.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Perto do final do primeiro tempo, a Austrália passou a se situar mais na partida e a conter o ímpeto dinamarquês com mais eficiência, aumentando a sua posse de bola e a deixando por mais tempo em contestação (30% e 13%, respectivamente). As finalizações australianas no alvo foram maiores do que as dinamarquesas, mas não levaram perigo.

Austrália mata no contra-ataque

Os times voltaram com a mesma proposta de jogo para o segundo tempo, com os dinamarqueses tendo maior posse de bola, mas não aproveitando as chances criadas perto da área dos Australianos, que saíam no contra-ataque em busca do gol que lhes daria maior conforto na partida.

Foi exatamente em um contra-ataque destes que a Austrália chegou ao gol aos 60′, quando Matthew Leckie recebeu antes da linha do meio campo e disparou para abrir o placar e fazer 1 a 0 a favor dos soccerroos. A Dinamarca seguiu dominando a partida e buscando criar mais chances de ataque, mas esbarravam na defesa australiana, montada por uma linha de cinco defensores com quatro meio campistas lhes dando suporte na frente.

PUBLICIDADE

Com o avanço do relógio e com dois gols atrás no placar, os escandinavos subiram ainda mais para o ataque e chegaram a 12 finalizações quando o cronômetro bateu nos 90 minutos, mas apenas 3 haviam ido em direção ao gol – e não levado perigo algum.

PUBLICIDADE

Com a derrota, a Dinamarca, que era grande candidata a ser uma das surpresas da Copa do Mundo, decepcionou e não passou da fase de Grupos pela segunda vez na sua história. A primeira foi em 2010, quando ficou foi superada por Japão e Holanda.

Como ficou o Grupo D:

Com as vitórias da Tunísia sobre a França da Austrália sobre a Dinamarca, os bleus se classificaram na primeira colocação grupo D, com seis pontos e saldo de quatro gols. O time da Austrália ficou em segundo, com seis pontos e saldo de -1, a Tunísia em terceiro, com quatro e os dinamarqueses em uma amarga última colocação, com apenas um ponto.

Ficha técnica

Austrália x Dinamarca

Data: 30/11/2022, 12:00

PUBLICIDADE

Estádio: Al Janoub

Gols: 60′ Leckie (AUS)

Substituições – AUS: 46′ Baccus (Goodwin), 74′ McGree (Wright), 82′ McLaren (Duke), 89′ Hrustic (Leckie)

Substituições – DEN: 46′ Bah (Kristensen), 59′ Dolberg e Damsgaard (Braithwaite e Jensen), 69′ Skov e Cornelius (Skov Olsen e Maehle)

PUBLICIDADE

Dinamarca (4-3-3): Schmeichel – Kristensen, Andersen, Christensen, Maehle – Jensen, Hojbjerg, Eriksen (c) – Skov Olsen, Braithwaite, Lindstrom
Técnico: Kasper Hjulmand

Austrália (4-4-2): Ryan (c) – Behich, Rowles, Souttar, Degenek – Goodwin, Irvine, Mooy Leckie – Duke, McGree
Técnico: Graham Arnold

Better Collective