No último domingo (26), a Copa do Mundo teve mais um resultado surpreendente com a derrota convincente da Bélgica diante de Marrocos por 2 a 0, resultado que pode ter sido decisivo para a chamada “nova geração”.
Com transições lentas e dificuldades na criação de lances ofensivos, principalmente em relação pelos lados, a Bélgica acabou sendo superada durante todo o momento contra Marrocos.
O resultado negativo contra Marrocos ocorreu justamente após outra péssima atuação na estreia contra o Canadá, jogo que foi vencido pelos belgas após gol na reta final.
Extracampo da Bélgica desperta atenção
Além dos problemas consideráveis dentro de campo, alguns fatores extracampo também surgem como fatores de complicação para a Bélgica nesta Copa do Mundo.
Em entrevistas após a vitória contra o Canadá, o artilheiro Kevin De Bruyne disse que não merecia ter recebido o prêmio de melhor jogador em campo contra os canadenses. Além disso, afirmou que a Bélgica “não é candidata” ao título por ter um elenco “muito velho”.
A crítica de De Bruyne não passou em branco pelo vestiário belga, e o zagueiro Jan Vertonghen ironizou a declaração do atacante do Manchester City. Ao responder um questionamento sobre a baixa velocidade nas transições, Vertonghen disse que todos “estão muito velhos”.
Por fim, na entrevista coletiva pós-jogo contra Marrocos, o técnico Roberto Martínez culpou a “felicidade” dos jogadores dentro de campo como um dos principais fatores para o baixo desempenho, indicando que existe uma falta de concentração.
Problemas foram notados na véspera da Copa do Mundo
Cabe ressaltar que os problemas vistos nas atuações durante esta Copa do Mundo já foram notados no último amistoso disputado antes do mundial, contra o Egito.
Todas as últimas três partidas tiveram um roteiro parecido, com a Bélgica dominando a posse de bola sem conseguir transformar isso em poder ofensivo, tendo ampla dificuldade nas transições e nos espaços.
O último ato da atual geração belga pode ocorrer nesta quinta-feira, quando a Bélgica precisará vencer a Croácia em duelo direto no Grupo F por vaga nas oitavas de final. No outro confronto do grupo, Marrocos enfrentará o Canadá, seleção já eliminada do mundial.

