O que o Botafogo precisa para conseguir uma vaga na Libertadores 2023?
Confira os cenários possíveis para o Glorioso disputar a próxima edição da competição continental
Vitor Silva/Botafogo
O Botafogo não tomou conhecimento do Santos e aplicou uma goleada de 3 a 0, na noite da última quinta-feira, dia 10, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.
Esse confronto foi válido pela 37ª rodada do Brasileirão Série A. Com essa vitória, o Glorioso ocupa a oitava colocação na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, com 53 pontos conquistados.
Desta forma, o clube carioca depende somente de suas próprias forças para conseguir uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores da América.
Isso porque o Alvinegro já está no G8 do torneio nacional (grupo dos times que se classificam para a competição continental).
Vaga direta na fase de grupos também é possível para o Botafogo
O Glorioso volta a campo na tarde do próximo domingo, dia 13, contra o Athletico Paranaense, às 16h, horário de Brasília, na Arena da Baixada, em jogo válido pela última rodada do Brasileirão Série A.
Para conseguir terminar na sexta colocação e ficar com a vaga direta na fase de grupos da Libertadores, basta o Fogão vencer o Furacão, fora de casa, e torcer para que o Atlético Mineiro não vença o Corinthians, em Itaquera.
Com essa combinação de resultados, o Botafogo consegue a sexta colocação, uma vez que o Athletico é o atual sexto colocado. Ou seja, confronto direto.
Uma derrota ou empate fará com que o Glorioso fique dependente de outros resultados da rodada, como por exemplo derrotas ou empates de América-MG, Fortaleza e São Paulo.
Confira a classificação
- 6° Athletico-PR – 55 pontos
- 7° Atlético-MG – 55
- 8° Botafogo – 53
- 9° América-MG – 52
- 10° Fortaleza – 52
- 11° São Paulo – 51
Veja também os confrontos da última rodada
- Athletico-PR x Botafogo – Arena da Baixada
- América-MG x Atlético-GO – Arena Independência
- Santos x Fortaleza – Vila Belmiro
- Corinthians x Atlético-MG – Neo Química Arena
- Goiás x São Paulo – Hailé Pinheiro
Todos os confrontos acima acontecem, de forma simultânea, na tarde do próximo domingo, dia 13, às 16h, horário de Brasília.

