Foi no sufoco, o Brasil mais uma vez teve dificuldades diante do tradicional ferrolho suíço, assim como em 1950 e em 2018. Logo após o gol de Vinícius Júnior ser anulado pelo VAR, Casemiro resolveu fazendo o que realmente valeu aos 37 minutos do segundo tempo, definindo o placar em 1 a 0. Assim, a seleção brasileira comandada por Tite assegurou a classificação antecipada hoje mesmo (28), ao derrotar a Suíça pela primeira vez em Mundiais. Além do Brasil, a atual campeã mundial França também já garantiu a vaga para as oitavas-de-final.
A Copa do Mundo 2022 não foi a primeira em que o Brasil conseguiu a vaga já na segunda rodada. Desde 1982, a classificação antecipada vem ocorrendo com frequência. A partir do Mundial da Espanha, houve um aumento de 16 para 24 seleções no torneio. Então, a goleada de virada sobre a Escócia por 4 a 1 levou o time de Telê Santana para os triangulares da segunda fase, onde pararíamos diante da Itália. Aliás, foi a única edição que teve este regulamento.
Assim, a Copa do Mundo de 1986 foi a primeira com a etapa das oitavas-de-final, proporcionando 16 vagas para 24 equipes. Ou seja, a vida para o Brasil passou a ser facilitada na fase de grupos. Afinal, por três Mundiais seguidos os melhores terceiros colocados poderiam chegar nos confrontos eliminatórios. Dessa forma, os triunfos suados pelo placar mínimo diante da Argélia em 1986 e da Costa Rica em 1990, além da vitória expressiva por 3 a 0 sobre Camarões (nosso adversário nesta sexta) antes do tetra em 1994 asseguraram as classificações antecipadas.
Brasil não se classificava com antecedência há 12 anos
De 1998 até a Copa do Mundo atual, 32 seleções disputam a competição. Mesmo com o torneio voltando a classificar apenas dois por grupos, o Brasil muitas vezes obteve a vaga já na segunda rodada. Já no Mundial da França, a vitória sobre Marrocos por 3 a 0 assegurou também a primeira posição na chave. Tanto que a seleção de Zagallo se deu ao luxo de perder de virada para a Noruega no último jogo da fase inicial. Na campanha do pentacampeonato em 2002, a goleada diante da China por 4 a 0 carimbou o passaporte para as oitavas.
Em 2006, o Brasil faria 2 a 0 na Austrália que igualmente confirmaria a classificação para as oitavas com antecedência. Quatro anos depois, os 3 a 1 sobre a Costa do Marfim em 2010 fez com que mais uma vez a vaga viesse na segunda rodada. Contudo, nas edições da Copa do Mundo de 2014 e 2018, a seleção brasileira só sacramentaria a presença nas oitavas-de-final no último jogo da fase de grupos.
Ou seja, há 12 anos o escrete canarinho não conseguia a classificação na segunda rodada, até vencer a Suíça hoje no Estádio 974 em Doha, pela primeira vez em três confrontos nos Mundiais. Por fim, o Brasil segue passando pela primeira fase rumo aos jogos eliminatórios desde 1970. A última vez em que saiu na fase de grupos foi na longínqua Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra, há 56 anos.

