O Fluminense derrotou o Ceará, nesta segunda-feira (1), por 1 a 0 e se tornou o quarto time brasileiro a garantir vaga na edição 2023 da Copa Libertadores.
Com isso, o Tricolor das Laranjeiras se juntou a Palmeiras, Internacional e Flamengo, na condição para ser um dos representantes do futebol nacional, no principal campeonato entre clubes da América do Sul.
👋🇭🇺 Bem-vindo, @FluminenseFC! Pelo terceiro ano seguido, o Tricolor estará na CONMEBOL #Libertadores: vai somar 9⃣ participações em 2023. pic.twitter.com/K1FL3CvaGH
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) November 1, 2022
Ainda restam quatro vagas para serem ocupadas via Brasileirão Série A. O Corinthians deve ser o próximo time a garantir classificação.
O Timão está em quinto lugar e tem 58 pontos. A diferença em relação ao nono colocado, Fortaleza, é de dez pontos.
Uma vitória, portanto, classifica a equipe paulista automaticamente. Nesta quarta (2), o time treinado por Vítor Pereira encara o Flamengo, às 21h30, no estádio Maracanã.
O atual vice-campeão da Copa Libertadores, Athletico Paranaense, vem logo na sequência. O Furacão tem 51 pontos e está empatado com o sétimo colocado, Atlético-MG.
A diferença entre eles é que o clube presidido por Mário Celso Petraglia tem uma vitória a mais: 14 a 13.
O São Paulo aparece em 8° lugar. O time treinado por Rogério Ceni tem 50 pontos.
Fortaleza (48 pontos), Botafogo (47) e América-MG (46) são os times que vêm logo na sequência podem conquistar posições nas rodadas finais do Brasileirão Série A.
Santos e Goiás estão mais abaixo. Ambos têm 43 pontos e uma pequena chance de alcançar a 8ª posição, uma vez que ainda restam quatro rodadas (12 pontos em disputa) e a diferença para o São Paulo é de oito pontos.
Até o Red Bull Bragantino pode sonhar, mas enfrenta uma situação ainda mais complicada. Tem 41 pontos, nove a menos que o Tricolor.
Veja como está a disputa por uma vaga à Libertadores via Brasileirão Série A:
- Corinthians – 58 pontos
- Athletico Paranaense – 51 pontos
- Atlético-MG – 51 pontos
- São Paulo – 50 pontos
- Fortaleza – 48 pontos
- Botafogo – 47 pontos
- América-MG – 46 pontos
- Santos – 43 pontos
- Goiás – 43 pontos
- Red Bull Bragantino – 41 pontos

