Home Futebol Bundesliga: confira a seleção da 13ª rodada

Bundesliga: confira a seleção da 13ª rodada

Borussia Dortmund e Bayer Leverkusen foram os times com mais representantes, com dois cada

Fernando Lourenço
Nascido em 1989, tive como minha primeira grande experiência com futebol a Copa de 1994 e isso fez com que a minha paixão pelas seleções e pelo esporte jogado lá fora começasse desde cedo. Mesmo sendo formado em Comércio Internacional e me especializado em Marketing, nunca deixei de respirar e acompanhar de perto os detalhes do mundo esportivo e sempre nutri o sonho de conseguir fazer parte dele de alguma forma - seja escrevendo, cobrindo ou até mesmo colecionando camisas de time.

A rodada de número 13 da Bundesliga foi marcada por reviravoltas: da mesma forma que o campeonato agora tem um novo artilheiro (Cristopher Nkunku – 11 gols), um novo time também assumiu a liderança. Novo é modo de dizer, pois quem está no topo da tabela é o Bayern de Munique, que subiu após vencer o Hertha Berlin por 3 a 2 e ao contar com uma imensa ajuda do Bayer Leverkusen, que goleou o Union Berlin por 5 a 0.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Como sempre, a rodada teve seus jogadores que foram decisivos e que se destacaram em suas partidas. A equipe responsável pela Bundesliga selecionou os principais nomes do final de semana e os organizou em um 3-4-3 para montar a costumeira Seleção da Rodada. Confira os nomes a seguir:

Goleiro:

Kevin Trapp (Eintracht Frankfurt)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Nome praticamente certo para ir à Copa do Mundo, Kevin Trapp mostrou neste final de semana porque é digno de confiança para ser o terceiro goleiro de Hansi Flick ao realizar três defesas difíceis e garantir a vitória do Eintracht Frankfurt sobre o Augsburg por 2 a 1.

Defesa:

Ridle Baku (Wolfsburg), Nico Schlotterbeck (Borussia Dortmund) e Mitchel Bakker (Bayer Leverkusen).

O Wolfsburg de Niko Kovac vem crescendo de produção a cada rodada e a vítima mais recente foi o Mainz 05. Ridle Baku atuou como lateral direito durante os 90 minutos da vitória por 3 a 0 e atuou tanto defensiva como ofensivamente, marcando inclusive o gol que garantiu a vitória dos Lobos.

PUBLICIDADE

Depois de algumas atuações abaixo de seu nível, Nico Schlotterbeck voltou a mostrar seu bom futebol na vitória do Borussia Dortmund por 3 a 0 sobre o Bochum. O zagueiro teve quase 100% de aproveitamento em suas divididas (7/8) e praticamente o domínio da área central-esquerda do campo de defesa. Ele também foi o responsável por afastar a bola que deu a Moukoko a chance de fazer o terceiro gol de seu time.

PUBLICIDADE

Mitchel Bakker foi uma das forças que criaram a inesperada goleada do Bayer Leverkusen sobre o Union Berlin, sendo responsável pela assistência do terceiro gol ao acionar Moussa Diaby durante um rápido contra-ataque e marcando o quinto gol já próximo ao final da partida.

Meio-campo:

Alassane Pléa (Borussia Mönchengladbach), Dominik Szoboszlai (RB Leipzig), Moussa Diaby (Bayer Leverkusen), Mitchell Weiser (Werder Bremen)

Apesar de não ter marcado, Alassane Pléa foi um dos grandes responsáveis pela vitória do ‘Gladbach sobre o Stuttgart por 3 a 1, com duas assistências e uma incrível marca de 91% de acerto em seus passes (29/32).

Dominik Szososzlai tem sido um dos principais nomes tanto do RB Leipzig como da seleção da Hungria na temporada. Na vitória por 3 a 1 do Leipzig contra o Hoffenheim ele atuou bem novamente, dando uma assistência, acertando 88% de seus passes e cinco lançamentos em seis.

PUBLICIDADE

A cada rodada que passa, Moussa Diabý se consolida como um dos destaques da Bundesliga. Se antes ele impressionava apenas por ser o jogador mais rápido do campeonato (atingiu a marca de 36,5 km/h), agora ele também tem se consolidado como um goleador. Na vitória do Leverkusen por 5 a 0 contra o Union Berlin, ele marcou dois.

Werder Bremen e Schalke 04 protagonizaram o duelo dos recém-promovidos e os Papagaios levaram a melhor muito graças a Mitchell Weiser, que atuou como um ala e deu as assistências para os dois gols da vitória por 2 a 1.

Ataque:

Cristopher Nkunku (RB Leipzig), Youssoufa Moukoko (Borussia Dortmund) e Eric Maxim Choupo-Moting (Bayern).

Inicialmente usado como uma peça de reposição, Choupo-Moting surpreendeu e já marcou pelo Bayern em oito partidas seguidas. Na vitória por 3 a 2 contra o Hertha Berlin ele não passou batido e marcou mais dois, feito que o colocou no ataque da seleção da rodada.

PUBLICIDADE

Cristopher Nkunku é um nome que tem chamado muita atenção ao redor do mundo, inclusive chamando a atenção de grandes clubes da Premier League. Vivendo ótima fase, o francês que deve estar na Copa do Mundo marcou mais dois na rodada e se tornou o novo artilheiro da competição.

Outro destaque da temporada é Youssoufa Moukoko, do Borussia Dortmund. Com apenas 17 anos de idade ele já tem sido titular do seu time e já garantiu importantes resultados para os aurinegros. Nesta rodada ele marcou dois belos gols e se tornou o mais jovem jogador da história da Bundesliga a superar 10 tentos em uma temporada.

      

Jogador da rodada:

Pelos dois golaços marcados e por ter quebrado ainda mais um recorde, chegando aos 11 gols com apenas 17 anos e 350 dias, Youssoufa Moukoko.

PUBLICIDADE

Placares da rodada:

Borussia Mönchengladbach 3-1 Stuttgart
Borussia Dortmund 3-0 Bochum
Mainz 05 0-3 Wolfsburg
Hoffenheim 1-3 RB Leipzig
Augsburg 1-2 Eintracht Frankfurt
Hertha Berlin 2-3 Bayern de Munique
Werder Bremen
2-1 Schalke 04
Bayer Leverkusen 5-0 Union Berlin
Freiburg 2-0 Colônia

Confira a tabela atualizada:

Reprodução Bundesliga
Better Collective