A convocação do veterano Daniel Alves por Tite para a Copa do Mundo 2022 é a presença que mais debates gerou junto à torcida e à imprensa, proporcionando uma repercussão negativa por ambas. Tanto que o técnico da seleção brasileira respondeu uma questão sobre a rejeição nas redes sociais da presença do lateral de 39 anos, na coletiva de ontem (07) na sede da CBF. Afinal, o experiente atleta teve baixo rendimento em seus últimos clubes, como São Paulo, Barcelona e Pumas-MEX.
Dessa forma, Casagrande se mostrou contrário à convocação do jogador. Assim, em debate no UOL, o comentarista afirmou não ter encontrado argumentos consistentes de Tite para justificar a presença do lateral-direito na lista para a Copa. “Critério para convocar jogadores de seleção brasileira ou para você contratar um jogador para um clube é em cima do rendimento desse jogador. Então o Tite não tem esse argumento, não tem esse critério de falar ‘estou convocando porque o Daniel está em um ritmo muito alto’, porque não é verdade”, criticou o ex-centroavante.
“Tite deu justificativas ao invés de critérios”, analisou Casagrande
Nesse sentido, Casagrande discordou de Tite, opinando que Daniel Alves não mostrou uma performance satisfatória em suas últimas temporadas no Brasil, na Espanha e no México. Desse modo, o nome do lateral na lista é um desmerecimento, na opinião do comentarista. “A minha contestação em cima da convocação do Daniel Alves é que ele não está jogando bem há um bom tempo, saiu mal do São Paulo, saiu mal do Barcelona e acabou o campeonato mal no Pumas, no México. Onde está o rendimento?”, questionou.
Por fim, Casagrande reprovou o fato de Tite ser obrigado a justificar a convocação de Daniel Alves para a imprensa, na coletiva desta segunda-feira (07), como se estivesse procurando desculpas para prestar um esclarecimento. “O Tite ontem não deu os critérios para convocar o Daniel Alves, ele deu justificativas. Quando você justifica uma convocação, essa convocação é duvidosa”, concluiu.
Logo após divulgar a lista dos convocados para a Copa do Mundo 2022, Tite explicou a presença de Daniel Alves na relação. “O critério do Daniel Alves é o critério de todos. Ele premia qualidade técnica individual, premia seu aspecto físico e traz seu aspecto mental. Tal qual os outros. Alguns com mais de uma qualidade, outros com mais de outra”, declarou o técnico da seleção brasileira. Além disso, complementou valorizando a importância tática que o veterano de 39 anos pode desempenhar. “Os laterais na equipe brasileira não atuam como pontas. São laterais construtores. E a qualidade técnica que ele empresta nesse sentido é impressionante. Não vai ter 60/70 metros de ida e volta”, concluiu Casagrande.

