Home Futebol Com apenas seis jogos, Endrick é eleito revelação do Brasileirão

Com apenas seis jogos, Endrick é eleito revelação do Brasileirão

Atacante de apenas 16 anos participou dos últimos jogos da grande campanha do Palmeiras no título brasileiro

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

Endrick vive um ano inesquecível em 2022. Talento precoce do futebol brasileiro, com apenas 16 anos já é candidato a craque, além de badalado pelos torcedores e pela mídia. Desde janeiro, quando foi o destaque da conquista da inédita Copa São Paulo de Futebol Júnior pelo Palmeiras, o jovem atacante passou a ser melhor observado e até solicitado no Mundial de Clubes da Fifa, disputado em fevereiro. Mas a profissionalização viria em outubro, nas rodadas finais do Brasileirão Série A.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mesmo que tenha disputado somente seis partidas, com duas como titular, a CBF elegeu Endrick a revelação do campeonato nesta quinta-feira (10). Assim, a entidade publicou em seu site a seleção dos melhores do Brasileirão Série A. Dessa forma, o Palmeiras dominou a premiação, colocando seis jogadores entre os 11 eleitos por jornalistas, capitães e técnicos que disputam o campeonato. Além disso, Abel Ferreira foi eleito o melhor treinador.

Endrick estreou pelo Palmeiras em 6 de outubro, entrando no segundo tempo na goleada por 4 a 0 sobre o Coritiba no Allianz Parque. De lá para cá, nos seis jogos que realizou, o jovem atacante já marcou três gols. Dois diante do Athletico-PR na vitória de virada por 3 a 1 na Arena da Baixada em 25 de outubro e o último nos 4 a 0 no dia da confirmação do título, contra o Fortaleza em 2 de novembro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Conforme o site da CBF, Endrick venceu uma disputa voto a voto contra Vitor Roque, do Athletico-PR, pelo prêmio de jogador revelação.

Confira os eleitos, na eleição dominada pelo Palmeiras

GOLEIRO
Weverton – Palmeiras

LATERAL-DIREITO
Marcos Rocha – Palmeiras

PUBLICIDADE

LATERAL-ESQUERDO
Joaquin Piquerez – Palmeiras

PUBLICIDADE

ZAGUEIROS
Gustavo Gomez – Palmeiras
Murilo – Palmeiras

VOLANTES
André – Fluminense
João Gomes – Flamengo

MEIAS
Gustavo Scarpa – Palmeiras
De Arrascaeta – Flamengo

ATACANTES
German Cano – Fluminense
Pedro Raul – Goiás

PUBLICIDADE

MELHOR JOGADOR
Gustavo Scarpa

REVELAÇÃO
Endrick

MELHOR TÉCNICO
Abel Ferreira

Better Collective