Home Futebol Copa do Mundo 2022: confira estatísticas, detalhes e horários dos jogos do Grupo D

Copa do Mundo 2022: confira estatísticas, detalhes e horários dos jogos do Grupo D

Grupo conta com França, Austrália, Dinamarca e Tunísia

Fernando Lourenço
Nascido em 1989, tive como minha primeira grande experiência com futebol a Copa de 1994 e isso fez com que a minha paixão pelas seleções e pelo esporte jogado lá fora começasse desde cedo. Mesmo sendo formado em Comércio Internacional e me especializado em Marketing, nunca deixei de respirar e acompanhar de perto os detalhes do mundo esportivo e sempre nutri o sonho de conseguir fazer parte dele de alguma forma - seja escrevendo, cobrindo ou até mesmo colecionando camisas de time.

Quem acompanhou a Copa do Mundo de 2018 na Rússia já estará preparado para a maior parte dos jogos do Grupo D. Com três dos quatro times que fizeram parte do Grupo B do mundial anterior, este agrupamento de seleções não terá muitas partidas inéditas.

PUBLICIDADE

No entanto, resultados antigos não garantem que os resultados futuros se repetirão e muita coisa diferente pode acontecer, especialmente porque a França chega desfalcada e de uma campanha mediana na UEFA Nations League e a Dinamarca vem em uma crescente, onde foi semifinalista da Euro 2020 e fez uma ótima Nations – batendo inclusive os franceses duas vezes.

França:

PUBLICIDADE

Ranking da FIFA: 4
Participações em Copas: 15
Melhor participação: Campeã (1998 e 2018)
Valor do elenco (Euros): 903 Milhões
Técnico: Didier Deschamps (desde 2012)

A França chega ao Catar para a Copa do Mundo com a principal missão de mostrar que a maldição dos campeões europeus que se instaurou recentemente é apenas uma superstição. Vítima desta estatística em 2002, quando foi eliminada na fase de grupos após ter vencido a edição anterior do mundial, a seleção dos Bleus tem time para ir longe neste torneio mesmo com os importantes desfalques de N’Golo Kanté e Paul Pogba.

Com Antoine Griezmann não vivendo seu melhor momento na carreira, o grande destaque deste time é sem dúvidas Kylian Mbappé. Apesar de seu comportamento polêmico ser alvo de duras críticas por parte dos fãs de futebol ao redor do mundo, o atacante francês segue com bons números: até o momento (04/11) tem uma ótima média de um gol por jogo pelo PSG e coleciona 28 gols em 59 aparições pela seleção francesa.

Grupo D: França
Kylian Mbappé (reprodução)

Estatísticas – França contra…
Austrália
: cinco jogos (3V, 1E, 1D), dez gols marcados e três sofridos
Dinamarca: 17 jogos (8V, 7E, 2D), 21 gols marcados e 32 gols sofridos
Tunísia: 4 jogos (2V, 2E, 0D), sete gols marcados e três gols sofridos

PUBLICIDADE

Austrália

Ranking da FIFA: 38
Participações em Copas: 5
Melhor participação: Oitavas de Final (2006)
Valor do elenco (Euros): 39,73 Milhões
Técnico: Hervé Renard (desde 2019)

Desde que passou a fazer parte da confederação asiática em 2006, a Austrália nunca mais ficou de fora de uma Copa do Mundo. Os Socceroos, inclusive, sempre chegam dando trabalho aos seus oponentes e nunca são um time que é facilmente batido. Em 2014 deram muito trabalho para a Holanda (3 a 2) e em 2018 complicaram bastante a vida de franceses (2 a 1) e dinamarqueses (1 a 1).

Para chegar à Copa, a Austrália precisou passar pelas repescagens, vencendo os Emirados Árabes Unidos por 2 a 1 e posteriormente, o Peru nos pênaltis. O time não vive seu melhor momento, mas conta com o entrosamento de seus jogadores e com nomes como o de Martin Boyle (atacante, 29, Hibernian) e Ajdin Hrustic (meia, 26, Hellas Verona) para dar dores de cabeça aos seus oponentes novamente.

PUBLICIDADE
Grupo D: Austrália
Os Socceroos (reprodução)

Estatísticas – Austrália contra…
França
: cinco jogos (1V, 1E, 3D), três gols marcados e dez sofridos
Dinamarca: quatro jogos (1V, 1E, 2D), três gols marcados e seis gols sofridos
Tunísia: dois jogos (1V, 0E, 1D), três gols marcados e dois gols sofridos

Dinamarca

Ranking da FIFA: 10
Participações em Copas: 5
Melhor participação: Quartas de Final (1998)
Valor do elenco (Euros): 350,80 Milhões
Técnico: Kasper Hjulmand (desde 2020)

Vivendo uma ótima fase, a seleção dinamarquesa chega ao Catar para surpreender o mundo novamente. O time perdeu a classificação para a final da Euro 2020 por pouco e ficou na segunda colocação da Liga A1 da UEFA Nations League, apenas um ponto atrás da líder Croácia e a sete à frente da França.

PUBLICIDADE

Para dar o passo que falta e conseguir seu primeiro título de expressão desde a Euro 1992, a Dinamarca conta com nomes de peso em todas as posições. Começando pelo já veterano Kasper Schmeichel no gol, passando por Simon Kjaer e Andreas Christensen na defesa, Eriksen e Hojbjerg no meio campo e os impressionantes Skov Olsen e Jonas Wind no ataque, o técnico Kasper Hjulmand tem em suas mãos um elenco interessante e que justifica o fato de muitos considerarem a seleção escandinava como a possível surpresa da Copa do Mundo.

Grupo D: Dinamarca
Seleção dinamarquesa (reprodução)

Estatísticas – Dinamarca contra…
França: 17 jogos (7V, 2E, 8D), 32 gols marcados e 21 sofridos
Austrália: quatro jogos (2V, 1E, 1D), seis gols marcados e três gols sofridos
Tunísia: um jogo (1V, 0E, 0D), dois gols marcados e um gol sofrido

Tunísia

Ranking da FIFA: 30
Participações em Copas: 5
Melhor participação: fase de grupos (1978, 1998, 2002, 2006 e 2018)
Valor do elenco (Euros): 66,45 Milhões
Técnico: Jalel Kadri (desde 2022)

PUBLICIDADE

Em sua primeira aparição em uma Copa do Mundo, em 1978, a Tunísia fez história ao se tornar o primeiro país africano a vencer uma partida no torneio ao vencer o México na fase de grupos por 3 a 1. Desde então, o time foi apenas um coadjuvante e só voltou a vencer uma partida em copas em 2018, ao virar contra o Panamá e ganhar por 2 a 1.

Os tunisianos sabem que terão duas fortes seleções pela frente no Catar e por isso são bastante focados em suas defesas. O pilar principal do seu time é o meia Ellyes Shkiri (27, Colônia), que tem sido titular incontestável do seu time na Bundesliga. Suas principais características são as interceptações (média de 3,7 por partida), criação de chances (média de 1,3 por partidas) e finalizações à distância.

Grupo D: Tunísia
Seleção da Tunísia (reprodução)

Estatísticas – Tunísia contra…
França
: quatro jogos (0V, 2E, 2D), três gols marcados e sete sofridos
Austrália: dois jogos (1V, 0E, 1D), dois gols marcados e três sofridos
Dinamarca: um jogo (0V, 0E, 1D), um gol marcado e dois sofridos

Data e horário dos jogos do Grupo D:

PUBLICIDADE

22/11 – 10h: Dinamarca x Tunísia – Education City Stadium
22/11 – 16h: França x Austrália – Al Janoub
26/11 – 07h: Tunísia x Austrália – Al Janoub
26/11 – 13h: França x Dinamarca – Stadium 974
30/11 – 12h: Tunísia x França – Education City Stadium
30/11 – 12h: Austrália x Dinamarca – Al Janoub