Home Futebol Copa do Mundo 2022: destaque contra Senegal, goleiro da Holanda é o mais alto da história dos Mundiais

Copa do Mundo 2022: destaque contra Senegal, goleiro da Holanda é o mais alto da história dos Mundiais

Andries Noppert fez grandes defesas no segundo tempo, antes da Holanda marcar os gols da vitória por 2 a 0

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

A seleção de Senegal chegou a ter um domínio do segundo tempo sobre a Holanda, nesta segunda (21) no Estádio Al Thumama. Assim, foi enfileirando oportunidades, que acabaram parando no goleiro da Laranja Mecânica. Então, o gigante Andries Noppert se destacou com grandes defesas, quando o confronto pela rodada inicial do Grupo A da Copa do Mundo ainda estava 0 a 0. Com 2,03m, o arqueiro de 28 anos se tornou o jogador mais alto a disputar a competição.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Assim, Noppert superou, por dois centímetros, dois atletas que têm 2,01m: o centroavante inglês Peter Crouch, que disputou os Mundiais de 2006 e 2010, e o goleiro croata Lovre Kalinic, vice-campeão da Copa do Mundo de 2018. Aliás, estão presentes no Catar o sérvio Vanja Milinkovic-Savic, com 2,02m, mais o belga Thibaut Courtois, de dois metros.

Goleiro estreou pela Holanda na Copa do Mundo

Curiosamente, Andries Noppert foi uma das maiores surpresas de Louis Van Gaal na convocação para o Catar. Afinal, o arqueiro defende o Heerenveen e nunca havia sido chamado para a seleção da Holanda. Ou seja, sua estreia defendendo a Laranja Mecânica ocorreu justamente numa Copa do Mundo. Aliás, o experiente técnico holandês tinha dúvidas sobre qual goleiro utilizaria na estreia. Escalado contra Senegal, Noppert corresponderia as expectativas de Van Gaal, com pelo menos duas grandes defesas na etapa final. A Holanda marcou seus gols nos minutos finais, com Gakpo e Klaassen.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A vitória sobre Senegal por 2 a 0 marcou a volta da Holanda a uma Copa do Mundo. Logo após o vice-campeonato em 2010 e o terceiro lugar em 2014, a Laranja Mecânica ficou de fora do Mundial de 2018. Com uma equipe bastante renovada, tem como referência o próprio técnico Louis Van Gaal, comandante holandês no Brasil em 2014, que retornou ao comando da seleção no ano passado. Além dele, em campo a principal expressão técnica é o zagueiro Virgil van Dijk, do Liverpool, considerado um dos melhores jogadores do mundo em sua posição. Aliás, o defensor, capitão holandês, fez a sua primeira partida em Mundiais hoje (21).

Better Collective