Home Futebol Copa do Mundo 2022: herói de Senegal, Koulibaly custou quantia milionária ao Chelsea na última janela

Copa do Mundo 2022: herói de Senegal, Koulibaly custou quantia milionária ao Chelsea na última janela

Autor do gol da classificação de Senegal para o mata-mata da Copa do Mundo 2022, Koulibaly está valorizado no mercado da bola

Diego Lucio Castro de Oliveira
Diego Lucio é profissional da área de TI, e escreve sobre futebol e artes marciais desde 2018. Mergulhou ainda mais no mundo das lutas em 2023, e participou de duas coberturas 'in loco' do UFC 283 e do UFC São Paulo.

Depois de estrear perdendo para a Holanda na Copa do Mundo 2022, Senegal se recuperou com duas vitórias sobre Catar e Equador, garantindo sua vaga nas oitavas de final da competição. E se essa classificação teve um herói, esse cara se chama Kalidou Koulibaly. O zagueiro de 31 anos fez após cobrança de bola parada, o gol que garantiu a vitória de sua seleção, confirmando a segunda colocação do grupo A

PUBLICIDADE

Mas quem é Koulibaly?

O zagueiro senegalês começou sua carreira em pequenos clubes da França como o Saint-Dié e o Metz. Mas foi no Genk, da Bélgica, que fez sua primeira grande temporada que chamou a atenção de gigantes europeus. Em 2014, o Napoli demonstrou interesse no zagueiro e pagou 7,75 milhões de euros na época.

Koulibaly se tornou referência no clube italiano, e ficou oito temporadas por lá. Até que na última janela de transferências, Thomas Tuchel, técnico do Chelsea àquela altura, pediu sua contratação. Pois os Blues conseguiram tirar o senegalês do Napoli, pagando as cifras milionárias de 38 milhões de euros (cerca de 208 milhões de reais).

PUBLICIDADE

“A Premier League é o melhor campeonato do mundo. Não é tão tático como na Itália mas é muito mais intenso. Falei com Thiago Silva e trocamos impressões sobre como é a defesa em cada país. Não sei se foi a escolha certa, mas para um defesa é muito importante aprender estratégias na escola italiana”, disse Koulibaly, em entrevista recente.

PUBLICIDADE

Senegal agora espera a resolução do Grupo B da Copa do Mundo 2022, onde encara o primeiro colocado da chave. Concorrem por duas vagas, Inglaterra, Irã, Estados Unidos e País de Gales.