Copa do Mundo 2022: veja como funciona o tratamento para Neymar se recuperar
O atacante conta com tecnologia e métodos avançados da CBF para retornar o quanto antes à Copa do Catar
Neymar antes da partida Brasil x Sérvia, na Copa do Mundo 2022. (Foto de Lucas Figueiredo/CBF)
Neymar está cortado do próximo jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo 2022, marcado para esta sexta (2), às 16 horas (de Brasília). No entanto, o jogador segue concentrando esforços da CBF para se recuperar a tempo das partidas de mata-mata. O camisa 10 tem realizado tratamento intensivo, em três períodos e que conta com alta tecnologia.
Danilo e Neymar, ambos com lesão no tornozelo, estão balanceando tratamento com fisioterapia convencional junto aos profissionais da comissão técnica e métodos mais modernos, que utilizam aparelhos de alta tecnologia, como crioterapia e eletroterapia.
A crioterapia é uma técnica mais recente da termoterapia, amplamente usada por clubes e seleções há tempo. A diferença está no equipamento modernizado, que é mais preciso na redução de temperatura do local. Assim, a eficiência do tratamento é ampliada.
Já a eletroterapia consiste na reabilitação pelo uso de correntes elétricas, que provocam estímulo muscular. Apesar de não ser exatamente uma novidade em recuperação de lesões, a terapia por correntes elétricas teve grande evolução nos últimos anos. Hoje em dia, é possível controlar as microcorrentes por celular ou controle remoto.
Médicos explicam os equipamentos usados pela CBF para recuperar Neymar a tempo de disputar a Copa do Mundo 2022
Em entrevista publicada no portal UOL Esporte, Alexandre Barbosa, fisioterapeuta integrante da Avanutri, empresa que tem parceria com a CBF, explicou como funciona o equipamento de crioterapia. A técnica tem sido utilizada na recuperação de Neymar e do lateral Danilo.
“Nos casos do Neymar e do Danilo, o equipamento é utilizado para redução de edema, já que faz uma compressão contínua, prática amplamente utilizada em clubes brasileiros e no exterior também, trazendo excelentes resultados na recuperação de atletas. Como é possível regular a compressão de acordo com a dor de cada atleta, o equipamento gera bastante conforto no tratamento”, explicou Alexandre, também fisioterapeuta coordenador do Vasco.
O fisioterapeuta Jomar Ottoni, também em entrevista publicada pelo portal UOL Esporte, explicou a diferença na técnico de eletroterapia que vem sendo usada. O profissional já atuou no Palmeiras, Santos, Athletico e Cruzeiro. Atualmente, faz atendimento individualizado com o zagueiro João Victor, do Benfica de Portugal.
“Cada microcorrente tem uma finalidade: interferencial, russa, ajudar na drenagem… Depende da modulação. As correntes são cada vez mais apuradas para determinado objetivo e agora são controladas por bluetooth. As correntes de eletroterapia são antigas e eficientes, mas agora estão otimizadas”, afirmou Jomar.
A seleção brasileira espera ter a volta de Neymar e Danilo para a disputa das oitavas de final da Copa do Mundo 2022. Ainda sem definição de adversário e posicionamento no grupo, o Brasil pode ir à campo na segunda (5), às 16 horas (de Brasília), se terminar em primeiro no grupo G. Caso termina na segunda posição, a Amarelinha joga na terça (6), às 16 horas (de Brasília).

