Independente das críticas extra campo e do que aconteça dentro de campo, a Copa do Mundo de 2022 será a última chance para que Lionel Messi se sagre como campeão mundial e conquiste o único título faltante em sua brilhante carreira.
Com 35 anos, o capitão da Argentina disputou até o momento 165 partidas pela seleção, marcando 91 gols e dando 52 assistências. No que diz respeito aos títulos, ele conquistou apenas dois: o da Copa América de 2021 e o do Troféu Artemio Franchi, partida também conhecida como “La Finalissima” que foi disputada entre Argentina (campeã da Copa America) e Itália (atual campeã da Europa).
Em copas do Mundo, o jogador já disputou 19 partidas com a camisa da albiceleste, marcou seis gols e foi responsável por cinco assistências. A sua melhor chance de chegar ao título da competição foi em 2014, quando a Argentina perdeu a final para a Alemanha. Nas outras edições, foi eliminado nas quartas de final (2006 e 2010) e nas oitavas (2018).
Copa do Mundo de 2006
Lionel Messi fez a sua estreia pela Argentina em copas na segunda partida do Mundial de 2006, marcando um gol e dando uma assistência na vitória por 6 a 0 contra a já inexistente Sérvia e Montenegro. Apesar de não ter atuado em nenhuma partida inteira, ele entrou em três das cinco partidas que a sua seleção disputou: contra Sérvia e Montenegro e Holanda (0 a 0) na fase de grupos e contra México (2 a 1) nas oitavas de final.
Copa do Mundo de 2010
Em 2010, Messi já chegou com o status de melhor do mundo e atuou durante todos os minutos de todas as partidas. No entanto, apesar do tempo em atividade, ele não contribuiu muito e passou a Copa do Mundo em branco: não marcou nenhum gol e deu apenas uma assistência na vitória por 3 a 1 contra o México nas oitavas de final. A Argentina seria eliminada na fase seguinte pela Alemanha ao ser goleada por 4 a 0.
Copa do Mundo de 2014
A Copa de 2014 foi a melhor da carreira de Lionel Messi até aqui. Capitão da seleção da Argentina no torneio, ele atuou do começo ao fim em todas as partidas com exceção de uma, em que deixou o campo aos 18′ do segundo tempo.
Nesta edição ele marcou quatro gols (um contra Bósnia, um contra Irã e dois contra a Nigéria) e deu a assistência para o gol da vitória contra a Suíça na prorrogação das oitavas de final. Nas quartas de final contra a Bélgica, na semifinal contra a Holanda e na final contra a Alemanha ele passou em branco, mas isso não o impediu de ganhar o prêmio de melhor jogador do torneio.
Copa do Mundo de 2018
Comandada por Jorge Sampaoli, a Argentina sofreu uma crise interna durante a Copa da Rússia e sentiu o impacto direto disso nos gramados. Após empatar por 1 a 1 contra a Islândia e ser derrotada por 3 a 0 pela Croácia, a Argentina foi para a partida contra a Nigéria precisando de uma vitória para se classificar. Com um gol de Messi, a albiceleste venceu por 2 a 1 e avançou para as oitavas, onde fez o melhor jogo daquela Copa do Mundo contra a França, mas perdeu por 4 a 3 e foi eliminada. Dos três gols, dois foram com assistências de Lionel Messi.
Fato curioso
Lionel Messi levou apenas um cartão amarelo em Copas do Mundo, aos 90′ da partida contra a Nigéria em 2018, e nunca foi expulso de campo durante o torneio.
Argentina em 2022
A Argentina está no Grupo C da Copa do Mundo do Catar, juntamente com Arábia Saudita, México e Polônia. Confira a data e hora dos jogos a seguir:
22/11 – 07h: Argentina x Arábia Saudita
26/11 – 16h: Argentina x México
30/11 – 16h: Polônia x Argentina

