Home Futebol Copa do Mundo: confira os números de Neymar em outros mundiais

Copa do Mundo: confira os números de Neymar em outros mundiais

Copa do Mundo do Catar será a terceira do astro brasileiro

Fernando Lourenço
Nascido em 1989, tive como minha primeira grande experiência com futebol a Copa de 1994 e isso fez com que a minha paixão pelas seleções e pelo esporte jogado lá fora começasse desde cedo. Mesmo sendo formado em Comércio Internacional e me especializado em Marketing, nunca deixei de respirar e acompanhar de perto os detalhes do mundo esportivo e sempre nutri o sonho de conseguir fazer parte dele de alguma forma - seja escrevendo, cobrindo ou até mesmo colecionando camisas de time.

Neymar é um jogador que pode ser considerado polêmico e que divide os torcedores. Uns o amam, outros não gostam de sua atitude, mas independente do sentimento, uma coisa é unânime: todos sabem que ele é um dos melhores naquilo que faz.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O atacante do PSG está indo para a sua terceira Copa do Mundo em 2022. O fato de Neymar ter sido deixado de fora da Copa de 2010 pelo técnico Dunga rendeu ao então comandante diversas críticas e, assim que seu ciclo na seleção terminou, seu sucessor o convocou na primeira oportunidade juntamente com seus então companheiros de Santos, Paulo Henrique Ganso e André.

Até o momento, Neymar disputou 121 partidas com a seleção brasileira, sendo 10 delas entre as Copas do Mundo de 2014 e 2018. Nos dois mundiais que disputou, ele marcou seis gols, deu duas assistências e entrou como titular em todas as partidas que jogou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Copa do Mundo de 2014

A Copa do Mundo do Brasil foi a primeira na carreira de Neymar e ele pareceu não ter sentido nem um pouco o peso do torneio. Logo na partida inicial contra a Croácia, ele marcou dois gols e foi o principal responsável pela vitória por 3 a 1. Contra o México ele teve outra ótima atuação, mas passou em branco graças aos esforços heroicos do goleiro Guillermo Ochoa, e contra Camarões, marcou dois dos quatro gols da vitória por 4 a 1.

Na fase de mata-mata ele atuou durante toda a partida contra o Chile e contra a Colômbia deu a assistência para um dos gols da vitória por 2 a 1. Neste jogo, no entanto, ele lesionou a vértebra após sofrer falta de Zuñiga e ficou de fora do restante da Copa do Mundo. Muito se especula sobre o impacto que ele poderia ter tido no 7 a 1 caso tivesse atuado na partida, especialmente por conta da forte pressão que a seleção brasileira exerceu sobre os alemães no início da partida, forçando o goleiro Manuel Neuer a fazer ótimas defesas para que sua seleção não saísse atrás do placar.

Copa do Mundo de 2018

Ao contrário da Copa de 2014, Neymar chegou em 2018 sendo alvo de críticas, mas isso não o impediu de ser uma peça chave no esquema da seleção de Tite e de ser decisivo nas partidas disputadas pelo Brasil. Após passar em branco na abertura contra a Suíça, o ponta marcou um dos gols da dura partida contra a Costa Rica e deu uma assistência para a vitória por 2 a 0 contra a Sérvia.

PUBLICIDADE

Nas oitavas de final, ele atuou durante os 90 minutos contra o México e marcou seu último gol no torneio. Na eliminação contra a Bélgica ele passou em branco novamente, e, assim como em 2014 contra os mexicanos, por conta de uma boa atuação do goleiro adversário. As boas defesas de Thibaut Courtois garantiram não só que Neymar não marcasse como a vaga dos belgas em uma das semifinais.

PUBLICIDADE

Brasil na Copa de 2022

A seleção brasileira está no Grupo G juntamente com Sérvia, Suíça e Camarões. Confira a data dos jogos a seguir:

24/11 – 16h: Brasil x Sérvia
28/11 – 13h: Brasil x Suíça
02/11 – 16h: Camarões x Brasil

Better Collective