A Fifa através do seu Comitê Disciplinar anunciou nesta terça-feira (29) uma punição aplicada contra a Federação Alemã de Futebol. A seleção europeia será punida por descumprir as regras fixadas em coletivas na Copa do Mundo. No último sábado (26), o técnico Hansi Flick compareceu sozinho à entrevista. No protocolo estabelecido, os escretes devem levar o treinador e ao menos um jogador nas vésperas dos jogos no centro de mídia.
Por conta da infração, a Alemanha será multa em 10 mil euros (cerca de R$ 54 mil na cotação atual). A punição pegou o escrete europeu de surpresa. Na coletiva que antecedeu o jogo decisivo contra a Espanha, Hansi Flick esteve sozinho no centro de mídia, e justificou a ausência de jogadores por conta da distância do resort onde a delegação está hospedada e o centro de mídia da Fifa na Copa do Mundo, que ficam separados por cerca de 110 quilômetros.
“O Comitê Disciplinar da Fifa sanciona a Federação Alemã de Futebol com multa no valor de 10 mil euros e uma advertência por violações do artigo 44 das Regulamentações para a Copa do Mundo do Qatar 2022, artigo 2.7.2 das Regulamentações de Mídia e Marketing e artigo 8.5.3 do Manual do Time”, diz a nota oficial da entidade.
Fifa pune Alemanha com multa de R$ 55 mil por ausência de jogadores em entrevista coletiva
Por decisão da comissão técnica, nenhum atleta alemão compareceu à entrevista obrigatória da Fifa na véspera do jogo contra a Espanha pic.twitter.com/FsXVgI7OFv
— Pipo Bernardes (@pipobernardes) November 29, 2022
OUTRA SELEÇÃO DA COPA DO MUNDO NA MIRA
Ainda segundo a Fifa, o Comitê Disciplinar também abriu investigação e pode punir a Federação Croata de Futebol, por conta de uma ação de torcedores contra o goleiro da seleção canadense, Milan Borjan.
Natural da Tchéquia, país de que declarou independente da Croácia em 1991, o arqueiro foi provocado através de faixas fixadas nas arquibancadas. Os torcedores aproveitaram o contexto histórico de conflitos entre as duas regiões e citaram a “Operação Tempestade”, que vitimou mais de 2 mil sérvios na década de 1990.
“O Comitê Disciplinar da Fifa abriu procedimentos contra a Federação Croata de Futebol devido ao comportamento de seus torcedores na partida entre Croácia e Canadá, na Copa do Mundo da Fifa, em 27 de novembro. Os procedimentos foram aberto s com base nos artigos 13 e 16 do Código Disciplinar da Fifa”, diz a nota oficial.

