Home Futebol Copa do Mundo: Fifa pune seleção europeia por descumprir regulamento

Copa do Mundo: Fifa pune seleção europeia por descumprir regulamento

Cotada como um das favoritas no Mundial do Catar, equipe do Velho Continente recebeu uma multa por episódios do último final de semana

Cido Vieira
Cido Vieira é um jornalista graduado no Centro Universitário Uninter que trabalha como redator no Torcedores.com desde 2017, com cobertura focada em futebol brasileiro e mídia esportiva. Acumula dentro de sua trajetória na profissão experiência na área radiofônica, sendo setorista de clubes pernambucanos, cobrindo Brasileirão e Copa do Nordeste.

A Fifa através do seu Comitê Disciplinar anunciou nesta terça-feira (29) uma punição aplicada contra a Federação Alemã de Futebol. A seleção europeia será punida por descumprir as regras fixadas em coletivas na Copa do Mundo. No último sábado (26), o técnico Hansi Flick compareceu sozinho à entrevista. No protocolo estabelecido, os escretes devem levar o treinador e ao menos um jogador nas vésperas dos jogos no centro de mídia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Por conta da infração, a Alemanha será multa em 10 mil euros (cerca de R$ 54 mil na cotação atual). A punição pegou o escrete europeu de surpresa. Na coletiva que antecedeu o jogo decisivo contra a Espanha, Hansi Flick esteve sozinho no centro de mídia, e justificou a ausência de jogadores por conta da distância do resort onde a delegação está hospedada e o centro de mídia da Fifa na Copa do Mundo, que ficam separados por cerca de 110 quilômetros.

“O Comitê Disciplinar da Fifa sanciona a Federação Alemã de Futebol com multa no valor de 10 mil euros e uma advertência por violações do artigo 44 das Regulamentações para a Copa do Mundo do Qatar 2022, artigo 2.7.2 das Regulamentações de Mídia e Marketing e artigo 8.5.3 do Manual do Time”, diz a nota oficial da entidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

OUTRA SELEÇÃO DA COPA DO MUNDO NA MIRA

Ainda segundo a Fifa, o Comitê Disciplinar também abriu investigação e pode punir a Federação Croata de Futebol, por conta de uma ação de torcedores contra o goleiro da seleção canadense, Milan Borjan.

Natural da Tchéquia, país de que declarou independente da Croácia em 1991, o arqueiro foi provocado através de faixas fixadas nas arquibancadas. Os torcedores aproveitaram o contexto histórico de conflitos entre as duas regiões e citaram a “Operação Tempestade”, que vitimou mais de 2 mil sérvios na década de 1990.

“O Comitê Disciplinar da Fifa abriu procedimentos contra a Federação Croata de Futebol devido ao comportamento de seus torcedores na partida entre Croácia e Canadá, na Copa do Mundo da Fifa, em 27 de novembro. Os procedimentos foram aberto s com base nos artigos 13 e 16 do Código Disciplinar da Fifa”, diz a nota oficial.

Better Collective