O técnico Tite anunciou nesta segunda-feira (7) a lista final dos 26 jogadores brasileiros convocados para a disputa da Copa do Mundo no Catar. Entre os nomes está o do goleiro Weverton, titular absoluto e multicampeão pelo Palmeiras. O camisa 21 do Verdão é considerado a terceira opção do elenco, mas pode ser fundamental para a conquista do hexa.
A última vez que a seleção brasileira teve um jogador do Palmeiras convocado para a disputa de uma Copa do Mundo foi em 2002. Na ocasião, o técnico Luiz Felipe Scolari levou o goleiro Marcos como titular da posição. O Brasil conquistou o pentacampeonato com apenas quatro gols sofridos em sete partidas. Ademais, ‘São’ Marcos ainda teve uma atuação de destaque na final diante da Alemanha.
Mas a história de jogadores do Palmeiras na Copa do Mundo vai muito além da edição de 2002. O Brasil nunca foi campeão do mundo sem atletas do Verdão, por exemplo. Ou seja, as cinco conquistas brasileiras tinham pelo menos um representante palmeirense na delegação.
Em 1958, o representante do Palmeiras na seleção brasileira foi o atacante Mazzola. Na conquista de 1962, Djalma Santos, Zequinha e Vavá eram os jogadores do Verdão no elenco campeão. A seleção do tricampeonato em 1970 tinha o goleiro Emerson Leão e o zagueiro Baldocchi. Por fim, o time que conquistou o tetra em 1994 teve Mazinho como atleta palmeirense.
Números de Weverton na seleção:
Aos 34 anos, Weverton soma apenas oito jogos disputados na seleção brasileira principal, com sete vitórias e uma derrota. A estreia do goleiro foi em 2017, quando ainda defendia o Athletico-PR. Ao todo, o arqueiro sofreu cinco gols.
Antes de estrear na seleção principal, entretanto, Weverton fez história ao participar da conquista da inédita medalha de ouro olímpica. O goleiro foi convocado para substituir Fernando Prass, lesionado, nos Jogos da Rio-2016. Na decisão contra a Alemanha, Weverton chegou a defender um pênalti.
EM BUSCA DO HEXA! 💚
Weverton defenderá a Seleção Brasileira na Copa do Mundo da FIFA™, no Catar! PRA CIMA, Paredão! 🧤🇧🇷#AvantiPalestra pic.twitter.com/9uhdqG9UsL
— SE Palmeiras (@Palmeiras) November 7, 2022
Atletas do Brasileirão na lista:
Além de Weverton, Tite convocou apenas outros dois jogadores que atuam no futebol brasileiro: Pedro e Everton Ribeiro, ambos do Flamengo. Em entrevista coletiva após o anúncio da lista de convocados, o treinador falou sobre a presença dos atletas.
“A pergunta é ampla e remete a um aspecto estrutural do futebol de uma maneira geral, investimento financeiro… precisaríamos de simpósios para falar destes termos. Sobre desigualdade, precisamos ter cuidado com os cortes. Dos atletas que estão aqui, são nascidos de quantas regiões do Brasil? Podemos pegar este recorte. Qual o clube de origem de onde esteve? Há uma série de recortes que podemos pegar para que a gente possa, enfim… Fiquei com esta curiosidade, quantas regiões do Brasil estão representadas? Mas não tem um pré-requisito. Fico muito à vontade para falar, não tenho a crença irracional de que fizemos a escolha de todos os melhores. Se a gente de dez, acertar sete, por exemplo, vamos ser competentes. E certamente estamos fazendo o acompanhamento“.

