A virada surpreendente do Japão sobre a Alemanha continua repercutindo e, nessa quinta-feira, o treinador José Mourinho, bicampeão da Champions League e um dos técnicos mais consolidados da atualidade comentou sobre diferenças que acredita existir entre os jogadores asiáticos e os europeus. Confira o que o português falou:
“Claro que é uma conquista fantástica (a vitória do Japão), mas para ser honesto, não é uma surpresa doida. Japão é um bom time, tem bons jogadores, tem uma experiência acumulada nesses eventos. A maioria dos jogadores joga na Europa, onde eles se desenvolvem mais rápido e entender melhor como é um jogo de alto nível. E eu acho que a mentalidade dos jogadores e do time pode fazer mais diferença”, comentou José Mourinho, atual técnico da Roma.
O treinador vê uma diferença clara entre os jogadores de ambos os continentes na Copa do Mundo que, em algumas situações, pode compensar a diferença técnica entre os atletas.
“Acho que neste momento, no futebol europeu, há um grande foco no individual. Um grande foco nos egos. E quando eu olho para seu perfil como povo, seu perfil como país, eu nunca treinei jogadores japoneses, mas treinei jogadores asiáticos. No meu caso eu tive sorte porque treinei o melhor asiático, e entendo que a mentalidade é realmente especial o time é a coisa mais importante, as pessoas jogam pelo time, não por si próprios”, concluiu o português José Mourinho.
Asiáticos e africanos têm surpreendido na Copa do Mundo do Catar
Até o momento, as maiores sensações dessa Copa do Mundo são Arábia Saudita e Japão, que venceram de virada Argentina e Alemanha, respectivamente, dois dos gigantes do futebol mundial.
Além desses, as seleções da África também tem impressionado na competição. Senegal, mesmo sem Mané, conseguiu competir bem com a forte seleção holandesa, segurando um empate até o final do segundo tempo, quando a Holanda abriu o placar.
O mesmo se pode dizer de Marrocos, que conseguiu um empate contra a Croácia, atual vice-campeã e Tunísia, que segurou a Dinamarca, atual “sensação” do futebol europeu.

