A grande vitória da Seleção Brasileira por 2 a 0 diante da Sérvia na última quinta-feira (24) encerrou a primeira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo Fifa Catar 2022.
Os primeiros cinco dias do mundial reservaram surpreendentes resultados, novas tecnologias e algumas reflexões para o futuro do futebol moderno, envolvendo principalmente a globalização.
No entanto, uma das maiores novidades desta Copa do Mundo consiste em uma nova orientação aos árbitros por parte da Fifa: reposição integral do tempo de bola parada.
A gestão de Gianni Infantino sempre demonstrou preocupação com a quantidade de tempo desperdiçado nos jogos do futebol mundial com situações diversas, envolvendo lesões, decisões de arbitragem e anti-jogo de uma das equipes.
As primeiras orientações da Fifa consistiram em avisar aos árbitros para evitar paralisações desnecessárias nos jogos, mas a implementação do VAR anulou potenciais efeitos.
Por isso, a entidade máxima do futebol mundial optou pela reposição do tempo perdido nos acréscimos durante esta Copa do Mundo. Alguns jogos como Inglaterra 6-2 Irã tiveram mais de 10 minutos de tempo adicional em cada tempo.
Esta novidade divide opiniões em relação à necessidade do tempo adicional, mas é fato que a Copa do Mundo está sendo marcada por esta novidade em relação à arbitragem. Abaixo, o Torcedores.com produziu um levantamento com os acréscimos de todos os jogos da 1ª rodada.
Copa do Mundo 2022: somatório de acréscimos na 1ª rodada
- Catar x Equador: 10 minutos
- Inglaterra x Irã: 24 minutos
- Senegal x Holanda: 10 minutos
- EUA x País de Gales: 13 minutos
- Argentina x Arábia Saudita: 13 minutos
- Dinamarca x Tunísia: 9 minutos
- Polônia x México: 9 minutos
- França x Austrália: 13 minutos
- Marrocos x Croácia: 8 minutos
- Alemanha x Japão: 11 minutos
- Espanha x Costa Rica: 13 minutos
- Bélgica x Canadá: 10 minutos
- Suíça x Camarões: 8 minutos
- Uruguai x Coreia do Sul: 8 minutos
- Portugal x Gana: 11 minutos
- Brasil x Sérvia: 8 minutos
- Total: 178 minutos

