Foi um intervalo ainda maior de uma Copa do Mundo para outra. Afinal, a espera durou quatro anos e meio. Mas finalmente o maior torneio de futebol do planeta iniciará, para a alegria de oito bilhões de pessoas. Assim, o Mundial do Catar começará com a abertura e, às 13h (horário de Brasília), a bola rolará para Catar e Equador. Será o pontapé inicial da 22ª edição da Copa do Mundo.
O palco do jogo inaugural da Copa do Mundo será o Al Bayt Stadium, na cidade de Al Khor. Anteriormente, haverá a cerimônia de abertura, que deverá começar por volta do meio-dia (horário de Brasília). Desse modo, o show terá as seguintes atrações: o cantor sul-coreano Jung Kook, a banda de k-pop BTS e a cantora catari Fahad Al-Kubaisi.
A partida será válida pelo Grupo A, que conta também com Senegal e Holanda, que duelarão nesta segunda (21) complementando a primeira rodada. País-sede, o Catar é a única seleção estreante em Copas do Mundo. Já o Equador disputará o seu quarto Mundial, retornando logo após a ausência em 2018, na Rússia.
Anfitriã da Copa do Mundo e sul-americanos se enfrentaram há quatro anos
No histórico do confronto, Catar e Equador se enfrentaram em três amistosos, com uma vitória para cada e um empate. Foram duas partidas em 1996: 1 a 1 e 2 a 1 para a seleção sul-americana. Em 2018, o Catar venceria por 4 a 3. A seleção anfitriã da Copa do Mundo depositará suas esperanças na sua dupla de ataque. Assim, o artilheiro do Catar com 42 gols, Almoez Ali, deverá ter a companhia de Akram Afif, que possui 24 gols e 25 assistências em 83 partidas pelo escrete local. Já o Equador confiará em Emmer Valencia. O experiente atacante de 33 anos, que atua no Fenernahçe, anotou 35 gols e distribuiu 12 assistências em 72 jogos pela equipe de seu país.
A equipe de arbitragem da abertura da Copa do Mundo será italiana. Daniele Orsato será o encarregado de conduzir a partida, sendo auxiliado por Ciro Carbone e Alessandro Giallatini. Na cabine do VAR, estará Massimiliano Irrati. Globo, SporTV, GloboPlay, canal CazéTV e Fifa Plus transmitirão ao vivo.
Prováveis escalações
Catar: Al-Sheeb; Miguel, Al-Wari, Salman, Hassan e Ahmed; Hatem, Boudiaf e Al-Haydos; Ali e Afif. Técnico: Felix Sanchez Bas.
Equador: Dominguez; Preciado, Torres, Hincapie e Estupinan; Gruezo, Caicedo e Cifuentes; Plata, Valencia e Ibarra. Técnico: Gustavo Julio Alfaro.

