Home Futebol Corinthians já adotou “solução caseira” outras vezes; relembre

Corinthians já adotou “solução caseira” outras vezes; relembre

Não é a primeira vez que um auxiliar assume o comando do Corinthians depois da saída de um técnico estrangeiro do Timão

Marco Maciel
Sou jornalista, formado pela PUCRS em 2007. Trabalhei na web rádio Voz do Futebol. Também fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade). Edito o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Entrei no time do Torcedores.com em maio de 2022 e escrevo para o site NasPistas.com desde maio de 2023.

Fernando Lázaro é o sucessor de Vitor Pereira no Corinthians a partir de 14 de dezembro, quando será apresentado no início da pré-temporada, com contrato até o fim do ano que vem. Assim, o então auxiliar e ex-interino do Timão no começo de 2022 se tornou uma solução encontrada na casa, encerrando a busca por um sucessor do português. Assim, não é a primeira vez que o Coringão aposta numa opção caseira em substituição a um estrangeiro.

PUBLICIDADE

Em 2005, o Corinthians tinha os milhões injetados pela MSI na polêmica parceria que resultou em contratações badaladas como Carlitos Tévez e Javier Mascherano. Assim, o técnico contratado era um nome consagrado no futebol: o argentino Daniel Passarella. Contudo, sua passagem pelo Parque São Jorge não deixou muitas saudades para os corintianos. Dessa forma, o último estrangeiro no comando técnico do Corinthians antes de Vitor Pereira amargou resultados negativos, como um 5 a 1 para o São Paulo em pleno Pacaembu.

Aproveitamento de Márcio Bittencourt é o melhor do século no Corinthians

Então, a goleada sofrida para o Tricolor Paulista resultou na demissão de Passarella depois de apenas 15 jogos. Anteriormente, não havia evitado uma eliminação na Copa do Brasil para o Figueirense. Desse modo, o Corinthians deu uma chance para o interino Márcio Bittencourt. Assim, o ex-volante campeão brasileiro em 1990 correspondeu. Conforme o site Meu Timão, foram cinco jogos em 12 dias, com 100% de aproveitamento. A sequência positiva o manteve no cargo.

Entretanto, o rendimento do Corinthians caiu no returno do Brasileirão Série A de 2005. Desse modo, Márcio Bittencourt foi substituído por Antônio Lopes, que ajudaria o Timão a conquistar o título nacional daquela temporada. Aliás, o aproveitamento de Márcio foi de 65% de aproveitamento. De acordo com o Meu Timão, é o maior do século de um técnico oficial do Coringão. Enquanto Fernando Lázaro, em sete partidas no começo de 2022, obteve 90% em sete jogos, com seis vitórias e um empate. Atualmente, Márcio Bittencourt ocupa um cargo de coordenação nas categorias de base do Corinthians e chegou a dirigir o time sub-20 no começo do ano passado.

Anteriormente, ocorreram outros casos de auxiliares serem efetivados no Corinthians. Fábio Carille foi promovido no fim de 2016, visando a temporada de 2017 em que conquistaria o título brasileiro pelo Timão. Já o ex-zagueiro Juninho Fonseca substituiu Júnior, que ficou apenas duas partidas, dirigindo o Coringão por 17 jogos entre 2003 e 2004. Por fim, Oswaldo de Oliveira se tornou um técnico com carreira consolidada a partir do começo de 1999, quando Vanderlei Luxemburgo passou a se dedicar exclusivamente à seleção brasileira.

PUBLICIDADE