Desde que o nome do técnico Eduardo Coudet, 54 anos, começou a ganhar força no Atlético-MG a expectativa aumenta a cada dia pelo anúncio. O argentino é o favorito para assumir o lugar de Cuca que deixou o clube após o fim da Série A do Campeonato Brasileiro.
O Torcedores.com apurou que existe um otimismo gigante que o negócio será sacramentado até o fim de novembro. No entanto, ainda não há uma posição oficial da diretoria alvinegra enquanto as partes não estiverem alinhadas.
Eduardo Coudet, conhecido no mercado sul-americano pelo bom trabalho à frente de Racing Club e Internacional, está sem trabalhar desde o começo de novembro. O último clube foi o Celta de Vigo, da Espanha.
O anúncio oficial ainda não aconteceu porque existe uma negociação econômica em andamento. Eduardo Coudet terá de baixar sua pedida salarial inicial se quiser comandar o Atlético-MG em 2023.
Além disso, o treinador argentino terá de abrir mão de alguns integrantes da sua equipe de confiança. Como o clube tem uma comissão técnica fixa, Eduardo Coudet só poderá levar dois auxiliares, um analista de desempenho e um observador técnico para a Cidade do Galo.
Números pelo Celta de Vigo (Fonte: oGol)
- Jogos: 84
- Vitórias: 31
- Empates: 19
- Derrotas: 34
- Aproveitamento: 36,90%
A diretoria alvinegra não pretende abrir mão dos profissionais que são considerados da “primeira prateleira” do futebol brasileiro como o preparador físico Cristiano Nunes e o preparador de goleiros Rogério Maia. Internamente são tidos como intocáveis.
Ainda segundo apurou a reportagem, o Atlético-MG negocia, no momento, somente com Eduardo Coudet. Ele está no topo da lista alvinegra que tem outros dois nomes: Juan Pablo Vojvoda e Fernando Diniz.
Após deixar o Fortaleza, Juan Pablo Vojvoda viajou para Buenos Aires. Será de lá que o treinador, juntamente com a família, irá decidir se permanecerá trabalhando no futebol brasileiro. Além do Atlético-MG, o técnico também interessa a Corinthians, Santos e Vasco.
Embora Juan Pablo Vojvoda tenha conversas avançadas com o Vasco, o diretor executivo de futebol Rodrigo Caetano entende que o Atlético-MG precisa ser posicionar como protagonista no mercado da bola. E se sente na obrigação de conversar com o argentino.
Fernando Diniz é o único treinador brasileiro contatado oficialmente pelo dirigente. Ele tem um acordo verbal para renovar com o Fluminense. Pequenos detalhes burocráticos para o anúncio ser feito pelo presidente Mário Bittencourt. Enquanto isso, o Galo está em alerta.
Os números pelo Internacional (Fonte: oGol)
- Jogos: 46
- Vitórias: 29
- Empates: 13
- Derrotas: 9
- Aproveitamento: 52,17%
Outros nomes foram avaliados ou indicados para o Atlético-MG. Entre eles Sebastián Beccacece, ex-Defensa y Justicia. No entanto, Eduardo Coudet é a ficha 1 da diretoria alvinegra para comandar o clube no ano que vem.
O treinador tem um perfil de liderança desejado pela diretoria a fim de tirar alguns jogadores da zona de conforto. Além disso, seria um nome de peso para atrair jogadores do mercado sul-americano para o Atlético-MG.
Além disso, a retomada da carreira em um clube que tem um dirigente que ele conhece é muito importante. Os desentendimentos com Rodrigo Caetano na época do Internacional já foram superados em recente conversa por videoconferência.
O Atlético-MG evita divulgar quanto pretende investir para formar a nova comissão técnica. Mas o que se sabe é que a diretoria não irá poupar dinheiro após o clube fracassar na Copa Liberadores da América, Brasileirão e Copa do Brasil.

