Espanha estreia na Copa do Mundo com goleada histórica sobre a Costa Rica
Seleção da Espanha estreia com goleada sobre a Costa Rica e mostra futebol bem organizado
Clive Mason/Getty Images
A estreia da Espanha era uma das mais esperadas dessa Copa, e ela não decepcionou. A seleção espanhola bateu a Costa Rica 7 a 0, sem nem correr riscos. A seleção da Costa Rica teve vários problemas dentro de campo e não conseguiu finalizar.
Espanha faz três gols logo no primeiro tempo
A partida entre Espanha e Costa Rica já começou agitada desde os primeiros minutos. Os espanhóis começaram com o clássico toque de bola característico do país. A Costa Rica se defendendo não conseguiu impedir a primeira boa chegada da Espanha.
Mas a segunda grande foi indefensável para os costa riquenhos. A Espanha continuou o bombardeio com a troca de passes ofensivos. Em uma dessas jogadas a bola chegou em Dani Olmo, que girou com uma quase embaixadinha antes de chutar. Navas saiu do gol mas não conseguiu impedir Olmo de abrir o placar para os espanhóis.
E não demorou muito para a Espanha fazer o segundo. Mesmo após o primeiro gol os espanhóis não tiraram o pé devido a falta de reação da Costa Rica. Dessa vez Jordi Alba achou Asensio livre na área e fez o passe. Asensio bateu bem para ampliar o placar.
A Espanha mantéve o bombardeio em cima dos costa riquenhos que nem passaram do meio de campo. Jordi Alba foi derrubado dentro da área e o juiz marcou pênalti. Ferran Torres foi para a cobrança e fez o terceiro para os espnahóis.
Espanhóis decretam goleada histórica contra Costa Rica
No início do segundo tempo pouca coisa mudou na partida. A Costa Rica ainda estava fazendo o que podia para se defender. Mas a Espanha estava inspirada e cheia de energia para essa noite. O time não balançou as redes, mas também não deixou de chegar com risco na área da Costa Rica.
Mas não demorou muito para a Espanha fazer o quarto gol. Em nova jogada da Espanha Ferran Torres recebeu perto da pequena área. O jogador ficou sem ângulo para finalizar, mas girou chutando para o fundo da rede para fazer o quarto gol.
Com o placar basicamente definido, a Espanha não se forçou muito mais no ataque. Como a Costa Rica também não avançou para o ataque coube aos espanhóis continuarem no toque de bola. Em certo momento da partida a Espanha acumulou impressionantes 86% de posse de bola.
Mas depois de alguns minutos a Espanha caiu para o ataque de novo. Em lançamento vindo do meio de campo Morata tentou marcar mas foi barrado pelo goleiro. Navas espalmou e Morata ficou de novo com a bola, dessa vez ele fez belo passe para Gavi, que chegou batendo. A bola bateu na trave antes de entrar e fazer o quinto gol da Espanha.
Já na reta final a Espanha já estava com seus substitutos em campo, e mesmo eles quiseram mostrar serviço. O bombardeio continuou até o último minuto e antes dos acréscimos ainda coube mais um. Soler bem posicionado aproveitou a sobra e marcou o sexto. Mas ainda deu tempo de Morata deixar o dele, o atacante recebeu dentro da área para fazer o sétimo da partida.
Ficha técnica
ESPANHA 7 X 0 COSTA RICA
Data: 23/11/2022
Horário: 13:00
Estádio: Al Thumama
Transmissão: Rede Globo, SporTV, Cazé TV
Público e renda: 31 mil torcedores
Árbitro: Mohammed Abdulla (AE)
Assistentes: Mohammed Alhammadi e Hasan Almahri (AE)
VAR: Abdulla Al-Marri (QA)
Gols: 10’ Dani Olmo (ESP) 21’ Asensio (ESP) 31’ (P), 54’ Ferran Torres (ESP), 74’ Gavi (ESP), 90′ Soler (ESP), 90+2 Morata (ESP)
Cartões: F. Calvo (CRC), Campbell (CRC)
Espanha (4-3-3):Simón; Jordi Alba, Laporte, Rodri, Azpilicueta; Pedri, Busquets, Gavi; Ferrran Torres, Asensio, Olmo
Costa Rica (5-4-1):Navas; Oviedo, Calvo, Duarte, Fuller, Martínez; Bennette, Tejeda, Borges, Campbell; Contreras

