F1 estuda GP na Colômbia e cidade sede prevê 120 mil pessoas por dia
F1 estuda nova prova em país sul-americano a partir de 2024 ou 2025
Ponte Pumarejo em Barranquilla. Cidade quer receber F1 (Divulgação/ Prefeitura de Barranquilla)
O já inchado calendário da Fórmula 1, que conta atualmente com 23 etapas, pode ganhar mais uma em breve.
Segundo informações do jornal colombiano El Heraldo, a categoria estuda um circuito na cidade de Barranquilla. Inclusive, Stefano Domenicali, CEO da F1, está no município para discutir a possibilidade com as autoridades.
“O processo avança consideravelmente, mas há muito para se discutir. É uma possibilidade real, palpável. O projeto é financeiramente sustentável e trará investimentos para a cidade. Mas não queremos gerar falsas expectativas, ainda”, comentou Jaime Pumarejo, prefeito de Barranquilla a publicação.
O possível novo GP seria chamado de “GP do Caribe” e poderia começar a ser realizado em 2024 ou 2025. A animação, por parte da administração municipal, é tão grande que já se fala até em 120 mil pessoas por dia de corrida.
“O evento são três dias. Isso quer dizer que o público chegaria, no total, a cerca de 300 mil. Sem contar os estrangeiros. Um grande prêmio de Fórmula 1 fatura 2,5 vezes mais que o nosso departamento (como se fosse um estado brasileiro) em todo ano”, projeta Pumarejo.
GP de Las Vegas é a novidade para 2023
Pensando na temporada 2023, a grande novidade do calendário será o GP noturno de Las Vegas. A etapa está marcada para o dia 18 de novembro.
F1 na América do Sul
Além do Brasil, que é a próxima etapa do calendário de 2022, no dia 13 de novembro, a Argentina foi outro país a receber a F1. Os argentinos receberam a disputa nas décadas de 50, 60, 70, 80 e 90. Sempre no circuito de Buenos Aires.

