Home Automobilismo F1: morre figura lendária da Ferrari aos 87 anos

F1: morre figura lendária da Ferrari aos 87 anos

Figura que marcou época na Fórmula 1 com a Ferrari F1 nos deixou aos 87 anos, após uma vida dedicada ao automobilismo; leia mais

Alexander Rodrigues
Redator no @AlemanhaFC, @Torcedorescom, ADM da página @futebolcomamor e torcedor do Feyenoord.

A Fórmula 1, mais precisamente a Ferrari F1, está de luto com a notícia dada nesta quarta-feira (2) de que morreu, aos 87 anos, Mauro Forghieri, ex-engenheiro da equipe de Maranello, que marcou época no seu tempo vestindo vermelho e tendo se tornado uma verdadeira lenda.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Natural de Modena, Forghieri seguiu os passos de seu pai no automobilismo para ingressar na Ferrari F1 depois de se formar na Universidade de Bolonha em 1959, e aos 27 anos ele se tornou o engenheiro-chefe do time italiano, em outubro de 1961.

Com a Ferrari 158, Ferrari e John Surtees ganharam os títulos de pilotos e construtores em 1964. Forghieri rapidamente consolidou seu legado com os carros da série P de Le Mans daquele ano. O sucesso dos carros esportivos continuaria, mas a Ferrari teria que esperar por mais títulos de F1 até 1975, quando o transformador 312 T com câmbio transversal garantiu os títulos para eles e Niki Lauda, iniciando um período de ouro para a equipe de Maranello.

Mauro Forghieri marcou época na Ferrari F1

No total, a Ferrari ganhou sete campeonatos de construtores e quatro campeonatos de pilotos sob o comando de Forghieri, engenheiro-chefe que virou diretor técnico posteriormente. Após 27 anos de Ferrari F1, o engenheiro italiano foi para a Lamborghini em 1987, para projetar seu motor V12 que quase impulsionou Ayrton Senna e McLaren em 1993.

Forghieri deixaria a Lamborghini no início dos anos 90, mas ficou de olho no mundo automotivo e das corridas, com projetos como o Oral Engineering Group, com clientes como BMW e Ferrari. Com um legado duradouro de designs inovadores e muitas vezes bonitos, Forghieri desempenhou um papel crucial em garantir a fortuna da Ferrari por quase três décadas na pista.

PUBLICIDADE
Better Collective