F1: qual é a equipe com mais vitórias no GP do Brasil?
McLaren e Ferrari têm disputa particular nesta etapa da Fórmula 1 e somam 23 triunfos
Dan Istitene/Getty Images
O fim da temporada da F1 se aproxima. Com o bicampeonato de Max Verstappen definido, o GP do Brasil deste domingo (13), às 15h, é o penúltimo do ano. Na semana seguinte, o calendário se encerra em Abu Dhabi.
A etapa do final de semana é muito especial para o país, pois marca os 50 anos da chegada da Fórmula 1 ao Brasil. Seja em Jacarepaguá ou em Interlagos, os circuitos em solo nacional tiveram grandes momentos e muitas decisões de campeonato.
Não é exagero dizer que Alain Prost é o “Rei do GP do Brasil”. Ou talvez “Rei do Rio” seja mais apropriado. Isso porque faturou a corrida em seis oportunidades (cinco na capital carioca e outra em São Paulo), líder isolado no quesito. Curiosamente, venceu por três equipes diferentes: Renault, McLaren e Ferrari.
Entre todas as escuderias que já saíram vitoriosas no GP do Brasil, duas se destacam: McLaren e Ferrari, com 12 e 11 triunfos, respectivamente. Os primeiros ganharam com Prost (quatro vezes), Ayrton Senna (duas vezes), David Coulthard, Emerson Fittipaldi, Jenson Button, Juan Pablo Montoya e Mika Häkkinen (duas vezes). Por outro lado, o carro vermelho venceu com Prost, Carlos Reutemann (duas vezes), Felipe Massa (duas vezes), Kimi Räikkönen, Michael Schumacher (duas vezes), Nigel Mansell, Niki Lauda e Sebastian Vettel.
Completando o top-5, surgem Williams (seis) e Red Bull e Mercedes, empatadas com cinco.

