F1: quantas vezes Ayrton Senna venceu o GP do Brasil?
O tricampeão da Fórmula 1 conseguiu triunfos em Interlagos apenas na reta final da carreira
Jorge Araújo/Folhapress
Considerado um dos maiores pilotos da história da F1 (senão o maior), Ayrton Senna sempre será um nome que mexe com os brasileiros. Tricampeão na elite do automobilismo, o ex-piloto faleceu em maio de 1994, quando teve uma forte colisão em um muro durante o GP de San Marino.
Quase 30 anos depois, Senna foi homenageado com um busto em Interlagos. Neste domingo (13) será disputado o GP do Brasil, e o Torcedores.com relembra as duas vitórias de Ayrton no circuito, ambas pela McLaren. Curiosamente, o ex-piloto só triunfou em seu país natal na reta final de carreira.
O primeiro deles foi em 1991, na campanha de seu tricampeonato. Com diversas falhas mecânicas, Senna teve problemas e foi perdendo marchas. Em parte da corrida, o brasileiro precisou segurar o câmbio com uma mão e o volante com outra. Quando passou pela linha de chegada, apenas a 6ª marcha estava funcionando.
A segunda foi dois anos depois. Disputando o favoritismo da prova com Alain Prost e Damon Hill, ambos da Mercedes, Senna aproveitou a forte chuva em Interlagos para levar a melhor. Enquanto Prost sequer terminou a corrida por conta de uma colisão, Hill foi ultrapassado pelo brasileiro após o tricampeão ter trocado os pneus pouco antes da pista secar. Depois da bandeirada final, parte da torcida presente invadiu o circuito para comemorar a vitória, protagonizando uma cena emblemática na história da Fórmula 1. Veja como foi a última volta do GP do Brasil de 1993:


