Home Futebol Copa do Mundo 2022: Facincani exalta Japão e descarta “zebra” contra Alemanha

Copa do Mundo 2022: Facincani exalta Japão e descarta “zebra” contra Alemanha

Jornalista cobre o Mundial do Catar pela Revista Placar e comentou vitória histórica da seleção japonesa

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

Enquanto o mundo do futebol ainda repercutia a surpreendente vitória da Arábia Saudita sobre a Argentina, na última terça (22), o Japão mostrou que a Copa do Mundo 2022 não gastou sua cota de zebras. O time venceu a Alemanha, também de virada, por 2 a 1 nesta quarta (23) de manhã.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

As atenções, então, se voltaram para o feito da seleção japonesa, inclusive da imprensa brasileira. O jornalista Felippe Facincani, que cobre o Mundial do Catar pela Revista Placar, não poupou elogios aos nipônicos, inclusive questionando se a conquista dos japoneses foi, de fato, uma zebra”.

“É óbvio que uma vitória do Japão sobre a Alemanha, na teoria, é uma baita de uma zebra em Copa do Mundo. Só que a prática do jogo se mostrou completamente diferente disso”, analisou o comentarista, que também exaltou o treinador dos “Samurais Azuis”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Um Japão inteligente taticamente no primeiro tempo, fisicamente se poupando para a etapa final e justamente por isso que ganhou o jogo em cima da Alemanha com ótimas mudanças por parte do técnico Hajime Moriyasu”, continuou Facincani.

Reservas foram decisivos para vitória do Japão na Copa do Mundo 2022

As peças que entraram no segundo tempo, aliás, foram parte importante da análise do jornalista sobre a vitória da seleção japonesa. Na primeira Copa do Mundo com cinco substituições, não faltaram jogadores para se destacar na virada.

“As entradas do Doan, do Asano e também do Minamino mexeram com o setor ofensivo da equipe japonesa, que se aproveitou demais de mudanças equivocadíssimas por parte do técnico Hansi Flick. A tirada do Gündogan de campo, que estava bem no jogo, inclusive o cara que fez o gol da Alemanha na partida de pênalti num primeiro tempo muito travado”, listou Facincani, fazendo questão de criticar o trabalho do comandante alemão, que já foi auxiliar técnico em outras edições do Mundial.

PUBLICIDADE

Você pode assistir ao vídeo completo abaixo:

PUBLICIDADE
https://youtu.be/iO1mXWiCyhc
Better Collective