Home Futebol Flamengo assume liderança em ranking dos melhores times do mundo; veja

Flamengo assume liderança em ranking dos melhores times do mundo; veja

O Rubro-Negro foi considerado o melhor time do mundo após vencer a Libertadores e a Copa do Brasil

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.
PUBLICIDADE

A Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) atualiza todo mês um ranking dos melhores times do mundo. O instituto faz uma matemática avaliando os resultados, números e desempenho dos clubes nos últimos 12 meses.

E a IFFHS atualizou seu ranking, publicando a versão de novembro. O estudo contabiliza resultados de 1º de novembro de 2021 e até 31 de outubro deste ano.

E o ranking agora tem um novo líder. Impulsionado com o título da Libertadores e da Copa do Brasil, o Flamengo assumiu a liderança mundial. Anteriormente, o líder era o Palmeiras, que caiu para a terceira colocação, sendo ultrapassado também pelo Liverpool.

PUBLICIDADE

Com o título do Brasileirão vindo em novembro, pode ser que o Verdão suba de posição e até retome a liderança no ranking do próximo mês.

No ranking atualizado, cinco brasileiros aparecem no top-20. Além do Flamengo (1º) e do Palmeiras (3º), Athletico-PR (13º), São Paulo (16º) e Atlético-MG (19º) aparecem entre os melhores.

O ranking considera os 50 melhores times do mundo. Entre os brasileiros, destaques para o Ceará (39º) e o Atlético-GO (47º), ambos rebaixados no Brasileirão, aparecem na lista.

O Ceará, por exemplo, aparece à frente do Internacional e do Fluminense, que estão entre os três primeiros na classificação do Campeonato Brasileiro.

PUBLICIDADE

No top-20, a nacionalidade que tem mais representantes, curiosamente, é o Brasil, com cinco representantes. A Inglaterra tem apenas três times. Portugal, Alemanha, Espanha e Itália, tem dois representantes cada no top-20. A França, Paraguai, Escócia e Holanda, aparecem com um representante cada.

Alguns gigantes como Barcelona, Manchester United, Juventus e Milan, não aparecem entre os principais times. O poderoso PSG aparece apenas na 17ª posição, atrás de times como o São Paulo, Olimpia e Rangers.

Veja o Top-20 dos melhores times do mundo segundo a IFFHS

1º Flamengo
2º Liverpool (Inglaterra)
3º Palmeiras
4º Real Madrid (Espanha)
5º Chelsea (Inglaterra)
6º Manchester City (Inglaterra)
7º Bayern de Munique (Alemanha)
8º Benfica (Portugal) e Inter de Milão (Itália) – empatados em pontos
10º RB Leipzig (Alemanha)
11º PSV (Holanda)
12º Porto (Portugal)
13º Athletico-PR
14º Rangers (Escócia)
15º Olimpia (Paraguai)
16º São Paulo
17º PSG (França)
18º Betis (Espanha)
19º Atlético-MG
20º Napoli (Itália)
29º Corinthians
39º Ceará
41º Fluminense
43º Internacional
47º Atlético-GO

PUBLICIDADE