Home Mercado da Bola Comissão técnica de Vítor Pereira no Flamengo terá onze profissionais; saiba os nomes

Comissão técnica de Vítor Pereira no Flamengo terá onze profissionais; saiba os nomes

Comissão técnica de Vítor Pereira será formada por profissionais que trabalharam com ele no Porto, Olympiacos, Fenerbahçe e Corinthians

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Antes de mais nada, o português Vítor Pereira será o próximo técnico do Flamengo. Com um ano de contrato, ele levará para o Centro de Treinamento George Helal uma comissão técnica formada por onze profissionais de sua confiança.

PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que Vítor Pereira não fez grandes exigências financeiras para acertar com o Flamengo. No entanto, ele deixou claro que seria necessário levar seu ‘time de confiança’ para ter êxito no clube em 2023.

O vice-presidente de futebol Marcos Braz e o diretor executivo Bruno Spindel ouviram as ponderações do treinador. Após avaliarem ponto a ponto, decidiram aceitar o pedido do português. Isso porque, eles já planejavam pequenas alterações na comissão técnica.

PUBLICIDADE

Internamente há o entendimento que o estafe rubro-negro necessitava ser encorpado com uma equipe multidisciplinar. Desde a saída de Jorge Jesus, em 2020, que o Flamengo tenta sem sucesso formar um grupo de trabalho competente e experiente.

Recentemente, Domènec Torrent e Paulo Sousa levaram profissionais de sua confiança para o Flamengo. No entanto, o trabalho sofreu críticas em todos os níveis principalmente a preparação física que foi o calcanhar de Aquiles, sobretudo, do português.

Ainda segundo apurou a reportagem, Vítor Pereira fez questão de indicar profissionais que trabalharam com ele desde os tempos de Porto. Os auxiliares Filipe Almeida e Luís Miguel, inclusive, foram seus colegas de turma no curso para obter a Licença Pro da UEFA.

As outras funções serão preenchidas por integrantes da comissão técnica permanente do Flamengo. A diretoria não garante a permanência de ninguém nos cargos. Contudo, o único que segue mantido é chefe do departamento médico Márcio Tannure.

PUBLICIDADE

Confira os nomes indicados por Vítor Pereira

Filipe Almeida (auxiliar técnico)

Aos 42 anos, é o braço-direito de Vítor Pereira. O auxiliar é considerado o olho tático do treinador. Sua missão dentro da comissão técnica é dar ideias estratégicas sobre cada adversário. Debate com outros integrantes da equipe o planejamento de cada atividade.

Luís Miguel (auxiliar técnico)

O profissional de 52 anos trabalha com Vítor Pereira de 2013. Fizeram parceira no Al-Ahli Jeddah, Olympiacos, Fenerbahçe, Munique 1860, Shangai SIPG e Corinthians. Tem a missão de preparar os planos de treinos e discutir a parte tática com os jogadores.

Pedro Ribeiro (auxiliar técnico)

Aos 37 anos, o profissional trabalhou com Vítor Pereira no Porto, Al-Ahli Jeddah, Olympiacos, Fenerbahçe e Munique 1860. Terá uma função mais próxima dos jogadores. Especialista em posicionamento em campo, ele terá a missão de orientar os atletas em treinos e jogos.

António Ascensão (preparador físico)

Os dois trabalham juntos desde 2019, no Shanghai SIPG. Aos 48 anos, António Ascensão seguiu com Vítor Pereira também para o Fenerbahçe e Corinthians. Seu trabalho consiste em análise e controle do treino. É especialista em prevenção de lesões.

PUBLICIDADE

Pedro Silva (preparador físico)

Foi consultor de performance e alto rendimento da Federação Portuguesa de Futebol. Seu último trabalho foi no Olympique de Marselha. Deixou o clube francês após a demissão do argentino Jorge Sampaoli. Também trabalhou no Zenit e Shanghai SIPG.

Bruno Moura (analista de desempenho)

É responsável por auxiliar nos treinamentos e na preparação dos relatórios sobre os adversários. Especialista em novas tecnologias, Bruno Moura foi técnico da equipe sub-20 do Al-Ahli de Jeddah. Trabalhou com Vítor Pereira no Shanghai SIPIG, Fenerbahçe e Corinthians.

Luís Nuno Nédio (analista de desempenho)

O português é cria da Premier League. Foi responsável por levar a tecnologia para o Fulham, da Inglaterra. Também cuida da parte tecnológica do trabalho da comissão técnica. Exerceu a mesma função no Shanghai SIPG, Fenerbahçe e Corinthians.

Ricardo Matos (treinador de goleiros)

Começou a carreira na equipe B do Porto, e 2015, juntamente com o atual técnico do Botafogo Luís Castro. Depois disso, ele seguiu com Vítor Pereira para o Munique 1860 e Fenerbahçe. Também trabalhou no Paços de Ferreira, Rio Ave e Dalian Yifang.

PUBLICIDADE

Eduardo Santos (fisioterapeuta)

Deve ser o único brasileiro na comissão técnica formada por Vítor Pereira. Eduardo Santos nunca trabalhou por aqui. O profissional trabalhou no Vitesse e Zenit. Está no Shanghai SIPG desde 2016. Ele tenta se desvincular do clube chinês para acertar com o Flamengo.

Pedro Vale (fisioterapeuta)

É especialista em alta performance e foi um dos pilares da implantação do Núcleo de Reabilitação Esportiva Fisioterápica e Fisiológica do Porto em 2009. Pedro Vale atualmente trabalha no Al Duhail, do Catar, de onde tenta se desvincular para fechar com o Flamengo.