Embalado no Brasileirão, Fluminense quer garantir vaga na fase de grupos da Libertadores; saiba mais
Tricolor das Laranjeiras conseguiu a sua terceira participação, de forma consecutiva, na competição continental
MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC
O Fluminense venceu o Ceará, pelo placar de 1 a 0, jogando fora de casa, na Arena Castelão, na noite da última segunda-feira, dia 31, em jogo válido pela 35ª rodada do Brasileirão Série A.
Com essa vitória, o clube carioca ocupa a quarta colocação na tabela de classificação do Campeoanto Brasileiro, com 61 pontos conquistados.
Além disso, o triunfo conquistado como visitante na noite de ontem garantiu ao Tricolor das Laranjeiras uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores da América.
A vaga é assegurada uma vez que o nono colocado, que é o Fortaleza, com 48 pontos, não tem mais possibilidades de alcançar o Flu, mesmo vencendo todos os seus próximos quatro jogos porque o Leão da Pici chegaria somente até os 60 pontos.
Desta forma, o foco agora no Fluminense é garantir a vaga direta na fase de grupos da competição continental. Para isso, o Tricolor precisa de ao menos duas vitórias ou um triunfo e dois empates para garantir totalmente a sua vaga entre os seis primeiros colocados do Brasileirão Série A.
Fluminense repete a sua maior sequência na Libertadores
Com a vitória de ontem à noite, o clube carioca repete um feito que não acontecia há dez anos. Nos anos de 2011, 2012 e 2013, o Tricolor das Laranjeiras disputou a taça Libertadores, mas caiu nas oitavas no primeira temporada e nas quartas nas duas seguintes.
O Flu voltou ao torneio continental em 2021, após ficar oito anos sem disputar a competição. Naquele ano, o Fluminense chegou às quartas de final e foi eliminado pelo Barcelona de Guayaquil, do Equador.
Em 2022, veio a maior decepção. Como não foi direto para a fase de grupos, disputou as preliminares. Eliminou o Millonarios, da Colômbia, mas caiu para o Olimpia na terceira fase sendo derrotado nos pênaltis.

