Home Futebol Götze volta à seleção da Alemanha para a Copa do Mundo 2022 e relembra momentos marcantes

Götze volta à seleção da Alemanha para a Copa do Mundo 2022 e relembra momentos marcantes

Autor do gol do título da seleção da Alemanha no Maracanã em 2014, Mario Götze volta ao escrete depois de cinco anos

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

Mario Götze está de volta. Autor do gol do título da Copa do Mundo de 2014 no Maracanã na prorrogação diante da Argentina, a convocação encerra um hiato de cinco anos. Foi o tempo em que o meia do Eintracht Frankfurt não era chamado para a seleção da Alemanha. Afinal, sua última aparição na equipe havia ocorrido em 14 de novembro de 2017, num amistoso com a França empatado em 2 a 2.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em entrevista para o site norte-americano The Athletic, Mario Götze falou sobre o gol histórico que deu à Alemanha o tetracampeonato da Copa do Mundo no Brasil. “Levei algum tempo para processar o que aconteceu. Agora tenho um pouco de tempo para olhar para trás e realmente entender”, declarou o jogador alemão. Aos 30 anos, o herói da conquista de 2014 chegou a dizer que concordaria em alterar seu destino. “Se eu pudesse reescrever um pouco a história, faria o gol aos 35 anos e depois pararia de jogar”, disse Götze.

Depois da Copa do Mundo de 2014, Götze recordou problemas vividos

Logo após a consagração no Maracanã pela Copa do Mundo, o meia do Eintracht Frankfurt passou por momentos complicados ao longo da carreira nos últimos oito anos. Nesse sentido, Götze amargou um problema de metabolismo que provocou uma fadiga crônica a partir de janeiro de 2016. Na época, o atleta retornava ao Borussia Dortmund, depois da passagem pelo Bayern de Munique.

Desse modo, Götze chegou a tomar medicações para tentar acelerar o tratamento, mesmo não tendo convicção do problema que sentia na época. “Foi uma decisão muito difícil porque tive que explicar ao clube. Normalmente, se você tem uma lesão, você pode dizer: ‘Olha, eu tenho uma lesão, uma fratura, o que for’, mas em vez disso eu tinha que dizer a eles: ‘Tenho algo que não consigo sentir ou ver, mas está lá'”, recordou o autor do gol do título da Copa do Mundo de 2014.

Sua ida para o PSV Eindhoven foi positiva em 2020. Na Holanda, onde jogou por duas temporadas, começou a recuperar seu bom futebol com 18 gols e 18 assistências, retornando à Alemanha para defender o Eintracht Frankfurt. Conforme o Diário AS, Mario Götze “vive uma espécie de segunda juventude em que seu físico e sua saúde vêm em primeiro lugar”. “Eu priorizo ​​o sono, a nutrição, e todas essas outras coisas que são muito importantes, principalmente se você envelhece como atleta”, justificou o atleta, que voltará a uma Copa do Mundo depois de oito anos, já que não esteve na Rússia em 2018.

PUBLICIDADE
Better Collective