Home Futebol Grêmio agradece Felipão após aposentadoria do técnico: “Para sempre na história”

Grêmio agradece Felipão após aposentadoria do técnico: “Para sempre na história”

Luiz Felipe Scolari encerrou sua trajetória como técnico de futebol ontem (13), na vitória do Athletico-PR por 3 a 0 sobre o Botafogo

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

O Athletico-PR derrotou o Botafogo por 3 a 0 na Arena da Baixada, neste domingo (13), pela última rodada do Brasileirão Série A. A partida marcou a despedida de um dos técnicos mais vitoriosos da história do futebol brasileiro. Assim, Luiz Felipe Scolari anunciou a sua aposentadoria como treinador aos 74 anos, passando a ser diretor técnico do Furacão a partir do ano que vem.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Felipão se sentiu satisfeito por cumprir o objetivo de classificar o Athletico-PR diretamente para a fase de grupos da Libertadores, com a sexta colocação. “Encerra-se de maneira boa, com a promessa que fiz para o presidente (Mario Celso Petraglia). Fui muito feliz. Essa foi a minha vida e terminou muito bem. Vivi tudo que eu não esperava vencer no futebol”, disse o agora ex-técnico, que será sucedido no Furacão por seu auxiliar Paulo Turra.

Desse modo, o Grêmio, clube onde Felipão despontou para o futebol mundial, prestou uma homenagem para o consagrado técnico em suas redes sociais. “OBRIGADO Felipão, agradecemos não só pelos serviços prestados em sua grandiosa carreira, mas também pelo gremista que sempre foi. Campeão com o Tricolor da Libertadores, Recopa Sul-Americana, Brasileirão, Copa do Brasil e Gauchão. Para sempre na história, Luiz Felipe Scolari”, escreveu o perfil oficial do Tricolor Gaúcho.

Felipão ganhou sete títulos pelo Grêmio

Luiz Felipe Scolari teve sua primeira passagem como técnico do Grêmio em 1987, sendo campeão gaúcho naquele ano. Posteriormente, voltaria para o Estádio Olímpico em 1993, para a sua mais consagradora passagem pelo clube, onde permaneceu até o fim de 1996. Desse modo, ganhou uma Copa do Brasil em 1994, a Libertadores de 1995, a Recopa Sul-Americana de 1996, o Brasileirão Série A de 1996, além dos Campeonatos Gaúchos de 1995 e 1996. Nestas três temporadas, Felipão catapultou sua carreira, chegando à seleção brasileira onde disputaria duas Copas do Mundo, ganhando a de 2002.

Posteriormente, o veterano técnico teria mais duas passagens pelo Grêmio. Logo após os 7 a 1 para a Alemanha em 2014, assumiu o Tricolor Gaúcho, onde ficou até o ano seguinte. Por fim, dirigiu a equipe em 2021 por três meses, mas não conseguiu evitar a má campanha gremista que culminou no rebaixamento no ano passado.

PUBLICIDADE
Better Collective