O Grêmio conseguiu garantir em 2022 o seu retorno à primeira divisão do futebol brasileiro após encerrar o Brasileirão Série B na vice-liderança, atrás apenas do campeão Cruzeiro.
Sob comando técnico de Renato Gaúcho e uma nova gestão na presidência, o clube gremista segue a preparação para o retorno à elite do futebol brasileiro nas maiores competições.
Além disso, a nova temporada marca o reencontro do Internacional em competições nacionais, com dois clássicos Gre-Nal garantidos no Brasileirão Série A.
A temporada do Grêmio começará no dia 17 de janeiro, com a disputa da Recopa Gaúcha diante do São Luiz, na Arena, em Porto Alegre. Ou seja, logo no primeiro mês, o clube poderá abrir a temporada 2023 levantando taça.
Quatro dias depois, a partir do dia 21 de janeiro, começa a disputa do Campeonato Gaúcho até o início de abril, uma das competições estaduais mais importantes do país devido à rivalidade com o Internacional.
Antes disso, o Grêmio entrará em campo na primeira fase da Copa do Mundo, que começará no dia 22 de fevereiro e terá encerramento no dia 24 de setembro.
Por fim, o Brasileirão Série A será iniciado no dia 16 de abril, com o esperado retorno da equipe comandada por Renato Gaúcho à elite. O campeonato será disputado até 3 de dezembro.
Calendário do Grêmio 2023
- Recopa Gaúcha: 17/01 (1 data)
- Campeonatos Estaduais: 21/01 a 9/4 (16 datas)
- Copa do Brasil: 22/2 a 24/9 (14 datas)
- Série A: 16/4 a 3/12 (38 datas)

