| ITU | 0-1 | VAS |
|---|
Em duelo decisivo na 38ª rodada do Brasileirão Série B, o Vasco superou o Ituano por 1 a 0 no Estádio Novelli Júnior e garantiu o seu retorno à primeira divisão do futebol brasileiro.
Nenê foi o autor do gol que levou o cruzmaltino de volta ao Brasileirão Série A, aproveitando cobrança de pênalti logo no início. O Ituano reagiu e acumulou chances de perigo, mas não foi o suficiente para reverter a situação.
Com a vitória, o Vasco encerra sua campanha na Série B com 62 pontos, em quarto lugar, à frente de Sampaio Corrêa (58), Ituano (57) e Sport (57). As outras três equipes que garantiram acesso à primeira divisão foram Cruzeiro (75), Grêmio (65) e Bahia (62).
A expectativa da torcida vascaína em relação ao comportamento emocional da equipe durou apenas dois minutos. Logo no primeiro lance de perigo, a blitz cruzmaltina dentro da área terminou com Lucas Dias evitando o gol com a mão em cima da linha.
Além do pênalti marcado, o árbitro Wilton Pereira Sampaio também aplicou cartão vermelho direto, e o Ituano jogou a partida inteira praticamente com um jogador a menos. Nenê foi às redes com enorme confiança e abriu o placar para o Vasco.
No entanto, a tranquilidade vascaína durou pouco, pois o Ituano incomodou nos cruzamentos e teve forte presença no campo ofensivo durante a primeira metade da etapa inicial. Em um dos momentos de maior perigo, Ayrton ganhou pelo alto e Thiago Rodrigues fez uma defesa incrível.
Após paralisação aos 30 minutos, Nenê reuniu todos os jogadores do Vasco e conversou com o técnico Jorginho, momento que rendeu maior controle da pose para a equipe carioca. Porém, o Ituano fechou o primeiro tempo com Léo Ceará assustando Thiago Rodrigues.
Ituano partiu para cima mesmo com um jogador a menos
Para o segundo tempo, o Ituano apostou na entrada do atacante Brenner no lugar do meia Léo Ceará. O atacante teve uma grande oportunidade de marcar logo aos 4′, recebendo na entrada da área com espaço, mas o chute saiu por cima.
Na sequência, o Vasco teve a chance de encaminhar a vitória no contra-ataque rápido armado por Gabriel Pec, tabelando com Luiz Henrique e recebendo de volta na entrada da área. Porém, o goleiro Jefferson Paulino fez uma impecável defesa e salvou o Ituano.
Os mandantes tiveram outra chance incrível aos 9′, com Bernardo chutando de fora da área. A bola pegou um efeito especial por causa do vento e ficou para Gabriel Ramos de cara para o gol, mas Thiago Rodrigues fez outra grande defesa.
Vasco teve que resistir mais após expulsão de Andrey
Aos 12 minutos, o panorama do jogo mudou completamente depois que Andrey Santos deu uma entrada firme em cima de Aylon. Apesar do cartão amarelo, o volante foi expulso direto e deixou o Vasco com 10 jogadores em campo.
Os dois técnicos promoveram alterações após a expulsão de Andrey. Zé Ricardo acionou o volante Zé Gabriel, o zagueiro Zé Vitor e o atacante Fábio Gomes no Vasco. Do outro lado, Carlos Alberto Pimentel promoveu a entrada do lateral Mário Sérgio no Ituano.
Apesar do equilíbrio na quantidade de jogadores, o Ituano não conseguiu transformar a posse de bola em grande oportunidades devido às deficiências criativas, abusando dos cruzamentos sem perigo em boa parte do segundo tempo. Contudo, o cruzmaltino sofreu na reta final.
Aos 30′, Vinícius Jaú foi acionado por Brenner dentro da área e o chute colocado saiu para fora por muito pouco. Depois, foi a vez de Mário Sérgio aproveitar cruzamento do atacante na segunda trave para se antecipar à Léo Matos, mas testou firme para fora.
Já na reta final, em um dos momentos mais tensos do jogo, Kaio levantou na área para Rafael Pereira cabecear para o meio, mas Brenner errou o movimento do cabeceio e Thiago Rodrigues garantiu a defesa para levar o Vasco de volta ao Brasileirão Série A.
FICHA TÉCNICA
ITUANO 0-1 VASCO
Data: 06/11/2022, 18:30
Estádio: Novelli Júnior
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
Ituano (4-3-3): Jefferson Paulino; Raí Ramos, Lucas Dias, Bernardo Shcappo (Gerson Magrão), Roberto (Mário Sérgio); Caique (Kaio), Rafael Pereira, Lucas; Léo Ceará (Brenner), Aylon (Vinícius Jaú), Gabriel Ramos. (Técnico: Carlos Alberto Pimentel)
Vasco (4-3-3): Thiago Rodrigues, Léo Matos, Danilo Boza, Anderson Conceição, Luiz Henrique (Zé Gabriel); Yuri Lara (Erick), Nenê (Zé Vitor), Andrey Santos; Figueiredo, Raniel (Fábio Gomes), Gabriel Pec. (Técnico: Jorginho)

