Home Futebol Jogadores iranianos foram pressionados pelo governo do país a não se posicionarem contra o regime: “encarceramento ou tortura”

Jogadores iranianos foram pressionados pelo governo do país a não se posicionarem contra o regime: “encarceramento ou tortura”

Relatos de familiares dos atletas apontam que ameaças chegaram à seleção antes do jogo contra os Estados Unidos

Gabriel de Oliveira
Jornalista formado pela Universidade Castelo Branco (UCB), com colaborações nos portais Torcedores.com, Futebol News e Ludopédio, Também sou Social Media na VX Comunicação, onde atuou nas mídias do sportv, Premiere e Combate.

A seleção do Irã viveu um momento de forte pressão por parte do regime ditatorial do país, horas antes do jogo contra os Estados Unidos. Segundo o Mundo Deportivo, familiares de jogadores receberam comunicado do governo iraniano orientando para que não houvesse manifestações contra o regime durante o jogo. Conforme apontam pessoas envolvidas na situação, uma das mensagens citava encarceramento ou tortura como ameaça.

PUBLICIDADE

Sendo assim, o jogo diante dos Estados Unidos estava cercado de um forte contexto político. Os países envolvidos não possuem relações diplomáticas e além das sanções norte-americanas aos iranianos, recentemente os EUA acusaram o Irã de participação ativa pró-Rússia na guerra contra a Ucrânia.

Atletas iranianos foram intimidados pelo regime do país (foto: Times of India)

Além disso, o Irã é considerado inimigo dos Estados Unidos por conta do atual regime revolucionário que controla o país desde 1979. Segundo estudiosos, o Irã vive uma ditadura rebelde desde então, tornando-se assim uma ameaça mundial no ramo político.

PUBLICIDADE

Porém, como era esperado, nenhum jogador do Irã desafiou as orientações e a partida ocorreu naturalmente. Por fim, apesar da derrota que elimina o Irã da Copa, a seleção ficou bastante popular com o futebol ofensivo apresentado na competição e a forte presença feminina nas arquibancadas.