Home Futebol Fundo norte-americano se torna segundo maior acionista do Manchester City

Fundo norte-americano se torna segundo maior acionista do Manchester City

Grupo americano Silver Lake comprou ações que pertenciam a uma a China Media Capital e agora detém 18% dos Citizens

Por William Nunes em 25/11/2022 18:20 - Atualizado há 3 anos

Nessa semana, a empresa Silver Lake comprou ações do Manchester City que pertenciam à China Media Capital e com isso, se torna dona de quase 18% do clube. Por esse motivo, o grupo americano, que possui sua sede no Vale do Silício, agora é o segundo maior acionista.

O maior acionista do Manchester City ainda é o bilionário Sheikh Mansour bin Zayed Al Nahyan, que comprou o clube em 2008. Na negociação envolvendo os chineses, ele também aumentou um pouco a sua participação.

O acordo marca uma nova tendência no mercado de clubes de futebol. Os investidores, em especial norte-americanos, estão se interessando maior por comprar as equipes. Ao mesmo tempo, os chineses estão se afastando desse tipo de negócio. Esse recuo dos asiáticos está relacionada a uma mudança feita pelo governo da China, que reforçou o controle do capital no país.

Manchester City continua sendo força dominante na Premier League

Desde que foi comprado pelo Sheik em 2008, o Manchester City cresceu até se tornar a força dominante entre os clubes da Premier League. A chegada de Pep Guardiola ao comando da equipe iniciou uma fase de praticamente hegemonia na Inglaterra.

Nos últimos anos, apenas o Liverpool de Jurgen Klopp, em uma oportunidade, conseguiu evitar que os Citizens levantassem a taça da Premier League. Ambos os clubes tem dividido as primeiras duas posições em todas as últimas temporadas.

Apesar disso, o Manchester City, seu dono bilionário e Pep Guardiola ainda estão obcecados por uma conquista, a Champions League. Esse é o único título ainda não conquistado pelo treinador espanhol (fora o mundial de clubes). O time já esteve muito perto de vencer a competição, porém, acabou sendo derrotado pelo Chelsea na grande decisão.

Exit mobile version