O quanto que uma única vitória pode significar? Para a seleção marroquina, muita coisa. Os 2 a 0 deste domingo (27) de Copa do Mundo sobre a Bélgica colocaram a equipe africana na liderança do seu grupo f e, de quebra, fez a equipe alcançar várias marcas.
A começar, uma histórica. Esta foi a primeira vitória de Marrocos em uma edição de Mundial em 24 anos. A última vez havia sido em 1998, na fase de grupos, quando o time bateu a Escócia por 3 a 0. Naquela altura, aliás, era somente a segunda vez que os marroquinos venciam na competição — a primeira sendo os 3 a 1 sobre Portugal em 1986.
Depois, a seleção de Marrocos conseguiu dois feitos inéditos específicos para a Copa do Mundo 2022. Um deles foi a vitória de uma equipe africana sobre uma europeia. A única outra partida vencida por uma equipe da África foi a de Senegal sobre o Catar.
Os mesmos senegaleses foram derrotados pela Holanda por 2 a 0; Camarões foi superado pela Suíça por 1 a 0; a Tunísia empatou com a Dinamarca em 0 a 0 e Gana perdeu para Portugal por 3 a 2, em um dos jogos mais emocionantes do Mundial do Catar.
Gol também teve feito inédito na Copa do Mundo 2022
Por fim, o primeiro gol de Marrocos na partida — e na Copa do Mundo — também carrega o peso de uma marca inédita na competição. Ao surpreender Courtois no segundo tempo, Sabiri anotou o primeiro gol de falta, marcado diretamente da cobrança. Curiosamente, o gol anulado do primeiro tempo, também teria alcançado a marca.

